há uma hora
Gabriel Aparecido

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Telêmaco Borba foram alvos de ataques e ameaças nesta quinta-feira (22). Por meio de ligações às unidades, os indivíduos se identificavam como integrantes de organizações criminosas e intimidavam os profissionais, exigindo que realizassem transferências em dinheiro via PIX.
De acordo com a Prefeitura de Telêmaco Borba, os suspeitos afirmavam estar com pessoas baleadas sob sua posse, além de ameaçar que iriam invadir as unidades armados caso não recebessem os valores. Os criminosos faziam intimidações diretas à integridade física dos servidores, utilizando-se de medo e da coação.
A Secretaria Municipal de Saúde destacou que os fatos já foram registrados e comunicados às autoridades competentes, para serem tomadas as medidas legais cabíveis. O órgão reforça que nenhum profissional deve ser submetido a ameaças ou violências durante o exercício de suas funções e que as UBSs não são espaços para práticas criminosas.
"Reiteramos nossa solidariedade aos profissionais das UBSs, que diariamente atuam com dedicação e compromisso, muitas vezes em condições adversas, e reforçamos que esta Secretaria não tolerará qualquer forma de violência, intimidação ou extorsão contra seus servidores", afirmaram.
A Prefeitura do município repudiou as ações e enfatizou que a segurança dos trabalhadores e da população é prioridade. Eles complementam que medidas estão sendo avaliadas para fortalecer a proteção das UBSs e dos profissionais.
Com informações da assessoria