A Unimed Ponta Grossa lança, em outubro, a segunda edição do Projeto Linda Lenço, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Com o advento da pandemia do novo coronavírus, os planos de expansão do projeto precisaram ser temporariamente adiados e ação para este ano foi adaptada. O Linda de Lenço 2020 terá foco na doação dos lenços e na abordagem de conteúdos em formato digital.
Para este ano também foi lançado um site exclusivo no qual estão concentradas as informações sobre o projeto, a história que o inspirou e o passo a passo para confecção do lenço.
Segundo Lucimara Maeda, médica idealizadora do projeto, em um ano de pandemia, o principal desafio era continuar demonstrando o objetivo do Linda de Lenço e que ele pudesse tocar, novamente, pacientes, amigos e familiares de forma ampla como ocorreu em 2019.
“O câncer de mama não nos dá tréguas, e as pacientes precisam do nosso apoio e tínhamos que nos ajustar a esta nova realidade. Devido aos riscos de contaminação pelo novo vírus, infelizmente não demonstraremos nossa empatia usando os lenços como gostaríamos, mas não poderíamos deixar de fazer algo pelas pacientes que estão em tratamento, apesar da pandemia. Já que faltarão abraços, resolvemos distribuir conhecimento. Acreditamos que a informação ajude neste momento a entender a doença e enfrentá-la”.
Este ano, as pacientes irão receber uma embalagem personalizada contendo o lenço, no modelo e tecido específicos utilizados pelo projeto, e também uma máscara.
Para Michele Cação Ribeiro, diretora de Mercado e Desenvolvimento da Unimed Ponta Grossa, trabalhar o valor da empatia entre colaboradores, familiares e amigos, em 2019, teve um impacto significativo e essencial para o projeto.
“De forma alguma podemos perder a oportunidade de continuar promovendo a empatia, especialmente em uma fase em que esse valor é mais importante ainda. Queremos que a entrega dos lenços incentive o engajamento e o surgimento de novas iniciativas em diferentes lugares, promovendo um fortalecimento dessa corrente e do sentimento de cuidar das pessoas, física e emocionalmente”, ressalta Michele.
Conteúdo e informação
Durante todo o mês de outubro, uma vez por semana, a cooperativa irá promover uma live com especialistas convidados para conversar sobre temas como tratamento quimioterápico, como exercícios físicos contribuem no fortalecimento do organismo no combate à doença, alimentação e a esfera emocional da paciente com câncer.
A transmissão será diretamente pela página da Unimed Ponta Grossa no Facebook.
A primeira será no dia 08, a partir das 19h, com a médica oncologista Cynthia Koehler, sobre o tema “Entendendo a quimioterapia no tratamento de câncer”.
Na semana seguinte, no dia 14, a fisioterapeuta Larissa Campanholi traz orientações sobre atividades físicas para pacientes oncológicos.
No dia 22, a nutricionista do Complexo Ispon, Taíne Cibulski vai tratar dos cuidados com a alimentação indicados para as mulheres em tratamento.
E, para encerrar, o psicólogo Caio Baptista, diretamente de São Paulo, vai conversar sobre autoestima e saúde emocional da paciente com câncer.
Doação de lenços
O Linda de Lenço mantém o princípio de não comercialização de lenços e, sim, de doação e de ensinar a confeccioná-los para que multiplicadores voluntários em todo o Brasil possam compartilhar a iniciativa.
Em 2020, serão 500 kits (lenço e máscara), a serem doados para pacientes e instituições que atendem pacientes em tratamento.
Os interessados em saber mais sobre o Linda de Lenço podem acessar o unimedpg.com.br/lindadelenco.
Da assessoria