Quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Vídeo de crianças negras vestidas de escravas em desfile cívico em Piraí do Sul revolta internautas

2022-09-19 às 15:07
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um vídeo que está circulando desde a tarde deste domingo (18) gerou polêmica nas redes sociais. As imagens mostram crianças negras participando de um desfile cívico alusivo ao dia 7 de setembro, no município de Piraí do Sul, nos Campos Gerais, vestidas como escravas e segurando uma espécie de corrente nas mãos, que estava amarrada em uma das pernas. Nos vídeos também é possível ver outro grupo de crianças brancas encenando os colonizadores e a família real. Confira o vídeo abaixo.

Na publicação realizada no Twitter, uma internauta que se identifica como ‘Capitu Marruá’, expõe o caso. “Me ajudem a denunciar esse absurdo que fizeram com essas crianças em Piraí do Sul/PR, no desfile cívico hoje. Alguém me diz se outro nome além de racismo pra colocar crianças pretas pra desfilar vestidas de escravos? Os responsáveis precisam ser punidos!”, diz.

Repercussão nas redes sociais

Em outro comentário, um internauta questiona: “O pessoal tá cobrando realidade histórica em um desfile de escolinha. Sério isso?”, enquanto outro responde: “O buraco é bem mais embaixo. Por favor. As crianças pretas estão sendo diminuídas ali, enquanto as brancas estão de família real/ no barco/ carregando cartazes”, diz.

A discussão continua nos comentários. “Mas, se fossem crianças brancas pintadas como negras seria blackface, o que é alvo de críticas também. Como representar a história neste caso? Ignorar que vivemos a escravidão seria a saída?”. Outra internauta responde. “Não colocar criança que estão em desenvolvimento cognitivo para representar papéis de escravos enquanto outros colegas ocupam papéis de domínio já seria um bom começo. A representação da escravidão pode acontecer com pessoas cientes daquilo que estão fazendo em uma narrativa maior, em um outro contexto. Esse foi inadequado, humilhante e traumatizante para essas crianças”, pontua.

Outro internauta opina. “A história deve ser contada, sob o risco de se repetir erros. Mas a encenação, principalmente da forma que fizeram, só reforça a distinção e o estigma. E que raio é esse de “desfile cívico”? Tem a ver com o dia da independência? Se for, qual a relação com escravos?”, questiona.

Ministério Público

Nos comentários da postagem original, o Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Piraí do Sul, informou que teve ciência dos fatos e que será instaurado procedimento para apuração do ocorrido.

Posicionamento da Prefeitura de Piraí do Sul

Em nota, a Prefeitura afirma que “em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros, nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”.

Segundo o documento, as escolas possuem autonomia para desenvolver as manifestações apresentadas durante o desfile e que, na ocasião, uma das instituições do Município realizou uma “apresentação contextualizada do período pré-colonial e colonial brasileiro, abordando alguns do momentos históricos de grande relevância, como descobrimento, contato com indígenas, escravidão, Independência, Lei Áurea e a abolição da escravatura”. O órgão ainda repudia qualquer menção ao racismo ou outra forma de preconceito.

Confira a nota na íntegra:

Confira o vídeo: