‘Busão Grátis’ deve operar em Carambeí em até 20 dias | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

‘Busão Grátis’ deve operar em Carambeí em até 20 dias

2023-10-17 às 09:05
Foto: Divulgação

A empresa G3, com sede em Ponta Grossa, com mais de 10 anos de atuação na prestação de serviços de transportes empresariais e executivos, ganhadora do processo licitatório, deve começar em até vinte dias a operar o transporte coletivo municipal gratuito em Carambeí.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento da Prefeitura de Carambeí, Pedro Meyer, os veículos estão passando por ajustes e plotagem. “Como prevê o processo de licitação, os ônibus terão eletrônica embarcada para a instalação de entradas USB para carregadores de celulares, câmeras de vigilâncias e TVs, que servirão como canais de informações institucionais e publicidade, que ajudarão a manter os custos do ‘Programa Busão Grátis’, com tarifa zero”, explicou.

Meyer explica que inicialmente serão três linhas fixas que funcionarão com itinerário básico e poderão ser alteradas conforme demanda. “Como nunca existiu o serviço, inexistem dados sobre a demanda, por exemplo. Por isso, a proposta é iniciar o serviço com uma linha básica, mas bastante abrangente para modelar os trajetos conforme a demanda de usuários”, salientou.

O Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Carambeí (SETPAS) tem custo estimado aos cofres públicos de R$ 1 milhão por ano, com rotas no perímetro urbano e rural. A intenção é disponibilizar gratuitamente linhas de ônibus que passarão por todos os bairros da cidade. “Os usuários poderão protocolar sugestões na Prefeitura, que serão analisadas e submetidos à apreciação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte”, indicou.

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, comemora a implantação do serviço e afirma que Carambeí será a primeira cidade dos Campos Gerais a implantar um sistema de tarifa zero, subsidiado em 100% pela Prefeitura. “É algo que beneficia diretamente a nossa população que trabalha, estuda, leva os filhos na creche, se desloca de um canto para outro da cidade para seus compromissos. Isso reflete o atual cenário de desenvolvimento que estamos respirando em Carambeí com vistas ao crescimento nas próximas décadas”, frisou.

Elisangela destacou o apoio da Câmara na aprovação do PL. “Os vereadores tiveram papel importante na implantação do projeto, votando o projeto de lei. Fazem parte dessa conquista para a população carambeiense”, afirmou.

da assessoria