Castro fica entre as cidades que mais geraram emprego este ano no Paraná | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Castro fica entre as cidades que mais geraram emprego este ano no Paraná

2023-10-11 às 15:50

Castro está entre as cidades do Paraná que mais geraram vagas de emprego entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Com 703 vagas criadas, o município ficou na 25ª posição, entre os 335 municípios paranaenses que mais criaram postos de trabalho formal no período, e entre as cidades que empregaram mais de 500 pessoas, com saldo positivo entre admissões e demissões.

Em agosto o município ocupou ainda posição de destaque e ficou no top 20, entre cidades que tiveram saldo positivo na geração de empregos. Durante o mês, o município criou 250 novas vagas de trabalho formal. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram organizados pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.

De acordo com o chefe do departamento de emprego e renda da Agência do Trabalhador de Castro, Jonathas Moroz, o posicionamento do município está associado a busca da agência por parcerias com empresas locais, para que o anúncio das vagas seja feito exclusivamente pela agência. Os esforços, segundo ele, também são para que cada vez mais pessoas que estão à procura de emprego, façam a busca via agência.

“Estamos buscando a maior aproximação possível com o empresário local e com a população em geral, por meio de visitas, reuniões e da participação em eventos técnicos. Essa aproximação com a comunidade melhorou muito os resultados da agência, tanto pelas empresas que passaram a divulgar as vagas aqui, como pelos candidatos às vagas, que estão cada vez mais habituados a procurar por elas na unidade. Todos são livres para levar currículo diretamente nas empresas, mas ir a todas elas é mais difícil que cadastrar o currículo conosco. O mesmo ocorre com os empregadores, quando trazemos a vaga para dentro da agência, ela fica à disposição de um número amplo de candidatos”, destaca.

Jonathas explicou ainda que a vinda de novas empresas para o município, como ocorreu recentemente com o supermercado Tozetto, e o fortalecimento dos diferentes setores também contribuem com a geração de novos postos de trabalho. “Temos alguns setores como o agronegócio, serviços e o próprio comércio, que movimentam bastante esse saldo, além disso, Castro está se tornando uma cidade industrializada e é beneficiada pelo fato de contar com diferentes áreas aquecidas, o município não depende apenas de um setor”, finaliza.

da assessoria