Sábado, 13 de Julho de 2024

Construção Civil é foco do movimento Abril Verde em Castro

2023-04-25 às 14:53

Ao longo desta semana profissionais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Castro estão realizando visitas em obras de construção civil, particulares e públicas do município, para orientar os trabalhadores sobre os riscos do ambiente de trabalho. A ação é motivada pelo movimento Abril Verde, que tem como objetivo a conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho ao longo deste mês.

Segundo explica Natalie Zahdi, que é responsável pela saúde do trabalhador na Vigilância Sanitária, em Castro há diversos registros de acidentes de trabalho, sobretudo em obras. Foi justamente o que determinou a escolha dos locais por onde os agentes da Vigilância estão passando. “Optamos por visitar os canteiros de obras, para orientar e conscientizar os trabalhadores. Estamos tirando dúvidas e falando sobre os principais riscos destes espaços”, destaca.

Além de ser um setor que se destaca pela ocorrência de muitos acidentes de trabalho, a construção civil também é uma área conhecida pela gravidade dos acidentes. Algumas das ocorrências mais comuns, conforme lembra Zahdi, são as quedas de altura, choque elétrico e soterramento. Assim, o foco da abordagem feita pelos agentes tem sido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como Normas Regulamentadoras (NRs) e prevenção em geral.

da assessoria