Sábado, 13 de Julho de 2024

Ecofeira já atende a cerca de 600 famílias por mês em Castro

2023-04-13 às 15:39

Em 2023 o Programa EcoFeira entra em seu segundo ano, com cerca de 600 família atendidas mensalmente. Gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro, a EcoFeira é o programa que viabiliza aos moradores de diversas comunidades a troca de materiais recicláveis por alimentos, oriundos da agricultura familiar.

O lançamento ocorreu em dezembro de 2021, com a abrangência de dois bairros, agora, já consolidado, o programa atende a 16 comunidades, sete deles na área urbana do município, e outros nove no interior, incluindo os distritos do Abapan e Socavão. Por meio do programa o município vem contribuindo com alimentação mais equilibrada e saudável para as famílias participantes. “A EcoFeira é um programa de extrema importância à nossa sustentabilidade, um trabalho intersetorial, envolvendo as secretarias e a Associação de Catadores. Por meio dele conseguimos diminuir os reciclados descartados na natureza, as famílias conseguem levar alimentos saudáveis para suas casas e que são produzidos pelos nossos agricultores locais, e, ainda conseguimos destinar os reciclados recolhidos para a Associação”, destaca a secretária de Assistência Social, Michele Nocera Fadel.

Entre março de 2022 e março deste ano foram retiradas 143 toneladas de materiais recicláveis do meio ambiente, graças a EcoFeira. A cada quatro quilos de material entregues, o morador participante recebe um quilo de hortifrúti. O kit é composto por diversos itens como frutas, verduras, legumes e produtos caseiros.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de Castro, Paulo Roberto Nocera, destaca o fato de a troca, além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores das comunidades beneficiadas, também contribuir com a preservação do meio ambiente. “Nós valorizamos muito a reciclagem, dando total apoio às associações. Nesse sentido, todo entulho retirado do meio da população representa uma maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuindo a possibilidade de problemas com contaminantes, agentes transmissores de doenças, e é também uma forma de manter o meio ambiente despoluído, estamos falando de materiais que podem levar muitos anos para decomposição. Assim sendo, sempre estaremos dispostos a contribuir com toda ação que venha ao encontro da limpeza do meio ambiente, como a destinando correta do material reciclável”, explicou.

Os materiais recolhidos por meio da EcoFeira são todos destinados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município. Conforme explica a presidente da entidade, Janaina Nataly Leite da Luz, para garantir legalidade e destinação correta dos materiais, a venda é feita apenas para empresas licenciadas pelos órgãos ambientais.

De acordo com a presidente, a parceria com o programa garante mais autonomia e visibilidade à Associação, que agora consegue inserir cerca de 15 toneladas de recicláveis a mais por mês no processo de triagem.

Fortalecimento à agricultura familiar do município

Os alimentos distribuídos em cada edição da EcoFeira são adquiridos de pequenos produtores castrenses. A compra é administrada pela Secretaria de Agricultura e ocorre por meio de associações de produtores. Segundo o secretário da pasta, Carlos Alberto de Oliveira, o objetivo é justamente fortalecer a agricultura familiar no município. “Praticamente 100% dos produtos que fazem parte da EcoFeira vêm da agricultura familiar, por meio de parceria com a Secretaria de Assistência Social e Infraestrutura e Meio Ambiente”, finaliza.

da assessoria