Sábado, 20 de Julho de 2024

Maio Amarelo tem semana de ações programadas em Castro

2023-05-16 às 10:52

Maio é o mês de conscientização quanto aos perigos do trânsito e à responsabilidade de cada um na promoção da segurança e para evitar acidentes e possíveis consequências. O Movimento, que dá vida a ações de orientação e conscientização da população, é chamado de Maio Amarelo e foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, no ano de 2014. Em Castro, a Secretaria Municipal de Segurança Pública fará ações do Maio Amarelo, com abordagens e campanhas de conscientização da população, ao longo desta semana.

A primeira blitz educativa foi realizada na segunda-feira (15), por meio de uma parceria entre diferentes instituições. Durante parte da manhã policiais militares, guardas municipais, agentes de trânsito, alunos da Guarda Mirim e representantes do Detran e das autoescolas do município se posicionaram na frente da 56ª Ciretran para abordar motoristas que trafegavam pela Rua Tiradentes. Além de entregar materiais educativos e de repassar orientações quanto aos cuidados que cada motorista deve adotar no trânsito, os agentes participantes da ação também identificaram irregularidades, como falta de cinto de segurança e uso de celular ao volante, e convidaram os motoristas protagonistas destas ações para assistirem a uma série de vídeos educativos.

“Cada condutor que passou foi convidado a estacionar e recebeu panfletos e adesivos com conteúdo inerente ao Maio Amarelo, materiais educativos em geral. Quando alguns desses condutores foram flagrados em qualquer situação que não esteja de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os convidamos para assistirem a vídeos da campanha. O objetivo é que saíssem daqui com mais educação no trânsito, e com condições de disseminar essas informações entre as pessoas com as quais convivem, nos ajudando quanto a essa conscientização de todos”, explicou o secretário de Segurança Pública de Castro, Antonio Sergio de Oliveira.

Entre os condutores convidados para assistir aos vídeos da Campanha ‘Trânsito exigente, motorista consciente’, esteve Andressa Morais. Segundo contou, a condutora trafegava com o cachorro de estimação no banco da frente do veículo. Ela destacou que assistir ao material educativo desperta a consciência dos condutores, quanto aos perigos ocasionados por atitudes cotidianas de boa parte dos motoristas. “Eu assisti, por exemplo, a vídeos que mostram acidentes envolvendo crianças, e, como mãe, ao ver as imagens senti o impacto de pensar que isso também pode acontecer comigo, se dirigir em alta velocidade ou tentar atravessar a rua em meio a outros veículos, acreditando que dará tempo”, ressaltou.

Programação

A Campanha Trânsito exigente, motorista consciente tem novas ações programadas para esta semana em Castro. A próxima será nesta terça-feira (16), na Estrada Principal do Tronco, entre 14 horas e 15h30. Na quarta-feira (17) a ação será na Rua Javert Madureira, em frente a Pista de Atletismo, entre 9 horas e 10h30. Já o local escolhido para a blitz educativa de quinta-feira (18) foi a Avenida principal do Distrito do Socavão. A ação será realizada das 14h30 às 16h30. Na sexta-feira (19) a blitz será na Avenida Parque Lacustre, entre 9 e 10h30, e entre 14 e 15h30, na Avenida Principal do Abapan. Para fechar a Campanha ocorre uma exposição, das Instituições de Segurança Pública, no domingo (21) entre 13 e 17 horas, no Estacionamento do Parque Lacustre.

da assessoria