Com a queda da temperatura prevista para os próximos meses e o aumento das doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde preparou um plano para intensificar os atendimentos para a população de Castro. Os serviços devem ser agilizados e o horário será estendido para atender esse período em que a procura por serviços de saúde aumenta. As medidas começam a valer no dia 27 de maio e vão até 18 de outubro.
Confira os novos horários:
UBS Vila Rio Branco – Consultas médicas com horário estendido das 17h às 21h;
UBS Arapongas – 16 consultas extra das 7h30 às 11h30;
UBS Morada do Sol – 16 consultas extra das 7h30 às 11h30;
UBS Rosário – 16 consultas extra das 13h às 17h;
UBS Jeová Ribeiro – 16 consultas extra das 13h às 17h;
Farmácia Jeová Ribeiro – horário estendido até 21 horas;
Salas de Vacina das UBS – 8h às 11h e 13h às 16h30.
Além dos horários estendidos, um dos focos da Secretaria de Saúde é em vacinar mais pessoas contra a gripe. A vacina influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para aqueles acima de 6 meses. Com a chegada do inverno e o aumento de doenças respiratórias, o foco deve ser em imunizar principalmente o público prioritário (idosos, crianças, gestantes, professores, profissionais de saúde, pessoas com comorbidades entre outros).
De acordo com o Ministério da Saúde, 26.065 pessoas do público prioritário precisam ser imunizadas e, atualmente, apenas 45% dessa população tomou a vacina. A Prefeitura recomenda que a população procure a UBS mais próxima da sua casa e se vacine.