Neste mês de maio a Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, concluiu mais uma etapa do projeto de instalação de estufas em propriedades de agricultores familiares do município. O projeto foi iniciado no ano de 2014 (Decreto 665/2014) e já tem mais de 20 estufas montadas, e que foram entregues aos produtores rurais de pequeno porte – as primeiras delas entre os anos de 2018 e 2019, seis no ano de 2020, três em 2021 e sete entre os anos de 2022 e 2023.
Conforme explica o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura Marcelo Basso Lacerda, por meio do projeto a Secretaria dá mais condições para os produtores trabalharem e alavancarem produtividade e rentabilidade, ao agregar mais qualidade à produção. “Não só nas épocas mais frias do ano, mas durante todo ano também, pois aceleram o período de cultivo de plantas”, explica o responsável técnico.
Para ser beneficiado com a montagem da estufa em sua propriedade, o produtor rural precisa atender a exigências como: integrar associação de pequenos produtores e ser fornecedor de produtos para a merenda escolar do município há pelo menos um ano, além de se enquadrar como produtor familiar. Após receberem da Prefeitura a estufa, de 350 metros quadrados e com sistema de irrigação completo instalado, os produtores são responsáveis por fazer a preparação da terra, adubação e a plantação.
da assessoria