A procissão fluvial em homenagem à Sant’Ana reuniu centenas de fiéis em Castro neste sábado (26). A tradicional cerimônia fez parte da 102ª Festa da Padroeira na cidade.
O trajeto de barcos com a imagem da santa iniciou pela manhã, por volta de 08h. Os barqueiros percorreram cerca de 1km pelo Rio Iapó, da Vila Poço Grande até a Prainha, onde diversas pessoas esperavam para ver a chegada da padroeira.
Após isso, foi realizada uma procissão até a Igreja Matriz de Sant’Ana, a mais antiga da Diocese de Ponta Grossa. Veja imagens:
Santa Ana (Sant’Ana), mãe de Maria, é uma figura venerada na tradição cristã, especialmente no dia 26 de julho, quando sua memória é celebrada. A história de Sant’Ana, embora não encontrada nos evangelhos canônicos, é rica em tradição e simbolismo, especialmente em textos apócrifos como o Protoevangelho de Tiago.
Ana e seu marido, Joaquim, eram de linhagem nobre (Ana descendia da família de Aarão e Joaquim da família real de Davi) e enfrentavam a dor da infertilidade, um grande sofrimento na cultura da época. Diante da esterilidade, Ana e Joaquim oraram fervorosamente por um filho e fizeram a promessa de dedicar a criança a Deus. Um anjo lhes apareceu, anunciando que teriam uma filha, Maria, que posteriormente veio se tornar mãe de Jesus Cristo.
por Carlos Solek