Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Usuários do CAPS fazem passeio pelos pontos turísticos de Castro

2023-04-04 às 10:03

Usuários que participam das oficinas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Castro fizeram um passeio bastante especial na sexta-feira (31), em comemoração ao aniversário do município, com direito a piquenique e história, de Castro e da Colônia Castrolanda.

De acordo com Meryhlen Chacon, professora de oficina terapêutica no CAPS e monitora cultural pedagógica, este foi o segundo passeio após a retomada pós-pandemia. O objetivo desse tipo de programação é, segundo ela, sobretudo a inclusão dos usuários – que nem sempre têm a oportunidade de realizarem passeios e de terem momentos de diversão e descontração – por meio da comemoração de datas históricas. “O motivo pelo qual fazemos esses passeios em comemoração de diferentes datas é a busca da inclusão dos usuários do Caps Queremos que eles estejam mais inseridos na sociedade e que sejam mais vistos, que possam sociabilizar, entre eles e com a sociedade, independente do transtorno que cada um tem, além disso, é uma oportunidade de diversão e de eles se situarem no tempo quanto às datas comemorativas também”, ressalta.

A programação iniciou com passeio pelo Centro Histórico de Castro e passagem por alguns dos principais pontos turísticos, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os fatos que fizeram parte da criação do município, e terminou com um piquenique na Colônia Castrolanda. “A parceria com a Secretaria de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo permitiu que uma técnica cultural estivesse conosco. Ela contou a história de Castro, assim como fatos que marcaram a chegada dos holandeses no Brasil e criação da Colônia Castrolanda”, destacou Mayhlen.

O passeio da última sexta-feira contou com a participação também de outros profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Passeios

Antes da pandemia os passeios com usuários do CAPS já eram tradicionais. Eles começaram a ser realizadas no ano de 2009, e em geral ocorriam próximos a datas comemorativas, como Páscoa e dia da Luta Antimanicomial, ou oportunizavam aos usuários conhecer lugares como a praia e outras cidades. Depois que a pandemia de Covid-19 começou foi necessário interrompê-las. A atividade só foi retomada no ano passado, com uma caminhada que reuniu usuários adolescentes.

da assessoria