há 2 horas
Edilson Kernicki

Morreu na manhã deste sábado (16) o apresentador Erlan Bastos (nascido Erlan Martins dos Santos), aos 32 anos, em Teresina, capital do Piauí. A informação foi compartilhada pela jornalista Fábia Oliveira, em sua coluna no Metrópoles, e também confirmada pelo Grupo Norte de Comunicação, onde ele foi contratado em dezembro para apresentar o Bora Amapá.
A jornalista prestou uma homenagem ao amigo, com quem teve um início de relacionamento conturbado, em 2020. "A gente brigava feito cão e gato pelo Twitter". Ambos eram concorrentes no segmento do jornalismo de celebridades, até que ela recebeu dele uma proposta para deixar o Dia e trabalhar a seu lado.
"Erlan Martins dos Santos (nome de batismo) ajudou pessoas próximas reformando casas. Isso nunca foi parar em rede social. Muitas vezes na TV, era procurado fora do horário por alguém que precisava de uma mão estendida. E Erlan estava sempre pronto para estender não só uma, mas as duas mãos", homenageou Fábia.
"Por fora, uma casca dura, de um homem implacável. Por dentro, um menino que se refestelava com chambinho antes de dormir", completou.
Ainda segundo Fábia de Oliveira, suspeita-se que o apresentador tenha morrido em decorrência de tuberculose peritoneal. Os primeiros sintomas teriam surgido ainda no ano passado, quando ele foi internado. Em janeiro deste ano, ele percebeu um inchaço abdominal e passou a sentir fortes dores na barriga. Erlan estava em Macapá, no Amapá. Os médicos notaram um nódulo e suspeitaram, inicialmente, de câncer.
O apresentador chegou a apresentar melhoras, mas sofreu um derrame pleural. Ele foi entubado na sexta-feira (16), mas não resistiu.
Carreira
Natural de Manaus e radicado no Piauí, teve passagens pela Record, pela TV Meio Norte e se tornou um dos comunicadores mais influentes do estado. Iniciou a carreira e se consolidou como jornalista local em Teresina (PI), com foco no entretenimento e bastidores da notícia.
Fundou o portal Em Off, onde publicava notícias exclusivas e assuntos do momento sobre famosos e celebridades. Tinha sido contratado para apresentar o Bora Amapá, na NC TV, e ficou apenas duas semanas no ar, antes de ser afastado, por motivos de saúde, em 30 de dezembro.