Coluna Draft: ‘5 xingamentos elegantes!’, por Edgar Talevi | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Coluna Draft: ‘5 xingamentos elegantes!’, por Edgar Talevi

2022-10-26 às 11:00
Foto: Reprodução

Se você é uma pessoa que vive contando vantagens a seu próprio respeito, cuidado, pois poderá ser chamado de ‘fardola’. É isso mesmo! Fardola é um certo eufemismo para a vanglória. Fácil, não é mesmo?

Agora, se o seu caso é o de um indivíduo que tem vícios de pronunciação de palavras, o caso é ainda mais complicado, pois aí você seria um ‘cacóstomo’.

Mas nada que um ‘enxacoco’ não saiba, não é verdade? Ops! Enxacoco é o indivíduo que fala mal de uma língua estrangeira. Aí temos de concordar que o nome dado a ele é para lá de elegante, dadas as circunstâncias!

Mas, quem se atreveria a me dizer o que é uma ‘jabiraca’? Pois bem, isso é um insulto usado para mulheres que ficam na janela à espera de um marido. Ao menos é o que a revista EXAME diz ser, portanto a culpa não é deste cronista!

No entanto, se alguém julga ser menor do que realmente é, um joão-ninguém, essa pessoa é simplesmente um ‘lheguelhé’. Estranho, curioso, mas verdadeiro!

Xingamentos à parte, convenhamos: como é bom saber que nosso idioma nos proporciona momentos de descontração em plena semana de eleição!

Encerro esta crônica com os versos afamados do Mestre Ferreira Gullar:

“A Arte existe porque a vida não basta!”

 

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.