Coluna Draft: ‘Bota força nessa Birosca!’, por Edgar Talevi | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Coluna Draft: ‘Bota força nessa Birosca!’, por Edgar Talevi

2023-07-11 às 10:00

Bota força nessa Birosca!

Sacramentar um lindo texto com algumas palavras que nos tragam um pouco de humor faz parte da ironia da Língua Portuguesa. E aqui iremos nos aventurar pelos passos da riqueza semântica de nosso idioma.

Comecemos pelo título: bota força nessa Birosca! A palavra que nos causa inquietação é “Birosca”, mas seu significado é banal: pequena venda simples, misto de mercearia e bar.

Mas nem pensem que o humor para por aqui. Talvez muitos não tenham entendido BULHUFAS.  Bem, aqui o sentido é muito, mas muito fácil: coisa alguma, nada.

Perceberam como as palavras são de fácil significado? E é delicioso trabalhar com elas. Portanto, nada de FANIQUITO. Opa! Mais uma pirueta ortográfica e semântica neste parágrafo. FANIQUITO significa chilique. Viram como não há nada a temer?

Porém, cuidado, pois muitas vezes podemos deparar com um GALALAU. Misericórdia! Mas calma! Para tudo há uma explicação! GALALAU nada mais é que um homem de estatura elevada, portanto um GALALÃO!

Ah! Uma palavra me cochicha com insistência para que não a deixe de fora. Então, vamos a ela: SACRIPANTA. Mãezinha querida! E essa aí agora? Calma, prezados leitores! Vamos a ela: SACRIPANTA equivale a velhaco, patife e indigno. Dessa nós correremos com certeza.

Haveremos de cruzar ainda com GOROROBA, PINDAÍBA, SALAMALEQUE, SERELEPE, SONGAMONGA, TRIBUFU, URUCUBACA, XEXELENTO, ZIQUIZIRA dentre outras. Mas isso é assunto de outra crônica.

Fiquemos, nesta terça-feira, com os versos muito mais que lindos, de Gil Buena:

“A gramática que me desculpe, mas felicidade para mim se tornou um verbo … de ação!”

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.