Coluna Draft: “Faroeste Caboclo”, por Edgar Talevi | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Coluna Draft: “Faroeste Caboclo”, por Edgar Talevi

2022-10-24 às 11:00

Bala e granada. Assim se manifestou o ex-deputado federal e ex-presidenciável Roberto Jefferson (PTB) ao receber os agentes da Polícia Federal que cumpriram mandado de prisão contra ele.

Tal episódio é uma insígnia do fundamentalismo político-ideológico em que chafurda a sociedade brasileira e a classe política. O pluripartidarismo deu vez à polarização, mas não de ideias e ideais, apenas de achaques à democracia e por meio das infâmias das Fake News.

Domingo próximo (30), o país vivenciará a mais dramática eleição presidencial desde a redemocratização brasileira, e isso graças às plurais manifestações de mentiras, ataques infundados às instituições democráticas e ao desejo de manutenção de status quo de determinados setores da sociedade que arquitetam a supremacia política pela sanha do discurso golpista e vassalo a arroubos de retórica de ‘ídolos’ formados pelo oportunismo eleitoral.

Tanto Lula quanto Bolsonaro devem à sociedade brasileira um plano de fuga do sensacionalismo, do fundamentalismo e da porfia após as eleições de domingo, para que não tenhamos mais episódios como o protagonizado por Jefferson ontem.

A ruptura com o discurso do ódio é a primeira conquista do próximo Presidente da República para que a sociedade tenha a sensação de paz e alívio, ao mesmo tempo em que tentará se remoldar para sobreviver aos desafios do período pós-eleitoral.

Seja Lula ou Bolsonaro o vencedor, todos nós já perdemos um pouco de nós mesmos ao acompanharmos a luta engendrada por milhares de incautos que idolatram líderes políticos como se tais tivessem o poder do Messias. Que nos unamos em prol de um projeto de nação, com diferenças, é claro, mas sem obstar a reflexão dialética baseada no pluralismo de ideias e no respeito ao divergente e ao próximo, sem o qual todos afundaremos em um infindável terceiro turno após 30 de outubro.

as opiniões expressadas por nossos colunistas não refletem, necessariamente,
o posicionamento do portal D’Ponta News.

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.