Coluna Draft: ‘Lula e as pautas comportamentais’, por Edgar Talevi | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Coluna Draft: ‘Lula e as pautas comportamentais’, por Edgar Talevi

2022-10-10 às 11:00
Foto: Reprodução

Fator decisivo no segundo turno das eleições deste mês, as pautas comportamentais são o gargalo na campanha petista.

Dilma Vana Rousseff provou da mesma agrura quando derrotou o ex-candidato José Serra (PSDB), em 2010, quando as eleições foram ‘empurradas’ ao segundo turno devido ao embate em torno do aborto.

Desta vez, Lula não só terá o desafio de convencer uma sociedade conservadora como a brasileira de que é contra o aborto, desmentindo a si próprio e a algumas de suas falas anteriores, como enfrentará um grande público evangélico que está, majoritariamente, engajado na campanha da reeleição de Jair Messias Bolsonaro.

Temas sensíveis, tais como identidade de gênero, descriminalização das drogas culturais, aborto dentre outros tendem a pautar a disputa deste segundo turno e com poder de eleger um dos dois postulantes ao Planalto.

Cogita-se, na campanha petista, a redação de uma carta aberta à população evangélica na tentativa de mitigar os efeitos negativos das declarações proferidas pelo candidato petista, mas dificilmente terá o efeito anestésico que se pretende.

Além do mais, a candidatura petista sofre com incômodos apoios de cada vez mais líderes evangélicos a Jair Bolsonaro, que, por si, vê sua aproximação a Lula nas pesquisas de intenção de votos mais recentes.

A Lula resta a tentativa de diminuir a vantagem bolsonarista nas regiões Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo, e lutar para desbravar o Nordeste, ampliando sua margem de votos.

A quem confere esta luta de poucas ideais e muita munição de cada lado, resta torcer para que haja, por parte de quem vencer a eleição, o papel de pacificador de uma nação dividida entre a cruz e a espada.

as opiniões expressadas por nossos colunistas não refletem, necessariamente,
o posicionamento do portal D’Ponta News.

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.