Coluna Draft: ‘Poeminha da Rima’, por Edgar Talevi | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Segunda-feira, 04 de Março de 2024

Coluna Draft: ‘Poeminha da Rima’, por Edgar Talevi

2023-08-22 às 09:04

Poeminha da Rima

A vida é um eterno girar, em que quem se dispuser a buscar seu lato sentido terá de atravessar pelos oceanos dos mistérios que se escondem em cada pedaço do viver.

Não obstante, mistérios há por toda parte em que pusermos os olhos e nosso coração, pois nada nos é tangível a ponto de se inserir à palma da mão. E aqui lembro o imortal e colossal Carlos Drummond de Andrade. Toda coincidência não é mero acaso.

A percepção de que somos finitos também pode nos rodear em percalços que nos põem à prova no espectro espiritual, físico, psicológico e social. Viver causa manchas em nós mesmos e naqueles que nos cercam. Mas, acima de tudo, viver é a vida como ela é, sem nada mais. E precisaria, por acaso?!

Quem cede à tentação de desistir, certamente não verá razão quando a nuvem passar, mas quem crer na infinda, porém mortal chama da vida, terá pela frente o desvelar da alegria eterna da ciência do que é a vida!

VIDA GIRA, GIRA VIDA
GIRA NADA E TUDO BEM
GIRA VIDA, VIDA GIRA
GIRA TUDO E NADA TEM

GIRA VIDA, VIDA GIRA
GIRA AQUI E LÁ TAMBÉM
GIRA O SOL QUE GIRA A LUA
E TU’A VIDA GIRA TAMBÉM

PRA RIMAR, VOU GIRAR:
VIVER, VIVER, VIVER.

Coluna Draft

por Edgar Talevi

Edgar Talevi de Oliveira é licenciado em Letras pela UEPG. Pós-graduado em Linguística, Neuropedagogia e Educação Especial. Bacharel e Mestre em Teologia. Atualmente Professor do Quadro Próprio do Magistério da Rede Pública do Paraná, na disciplina de Língua Portuguesa. Começou carreira como docente em Produção de texto e Gramática, em 2005, em diversos cursos pré-vestibulares da região, bem como possui experiência em docência no Ensino Superior em instituições privadas de Ensino de Ponta Grossa. É revisor de textos e autor do livro “Domine a Língua – o novo acordo ortográfico de um jeito simples”, em parceria com o professor Pablo Alex Laroca Gomes. Também autor do livro "Sintaxe à Vontade: crônicas sobre a Língua Portuguesa". Membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Ao longo de sua carreira no magistério, coordenou inúmeros projetos pedagógicos, tais como Júri Simulado, Semana Literária dentre outros. Como articulista, teve seus textos publicados em jornais impressos e eletrônicos, sempre com posicionamentos relevantes e de caráter democrático, prezando pela ética, pluralidade de ideias e valores republicanos.