Terça-feira, 19 de Novembro de 2024

Coluna Marcando História: ‘Guerra no mundo da música: a briga entre o TikTok e a Universal Music’, por Andreza Baroni

2024-03-07 às 10:00
Foto: Reprodução/Getty Images

O TikTok é hoje uma das maiores redes sociais do mundo. Com mais de 1bi de usuários ativos ao redor do globo. Um número que, claro, só vem crescendo desde o lançamento da rede em 2016. E, um dos grandes fatores que garantiu o sucesso do app foi o uso de música para a criação de vídeos, seja em danças, trilha sonora de fundo, transição de cortes, etc.

Contudo, devido ao baixo valor pago às gravadoras e artistas, a Universal Music resolveu retirar todo o seu catálogo de músicas de dentro da plataforma, decisão esta que afeta usuários, artistas e o próprio TikTok, pois pode ser seguida por outros selos musicais.

E é exatamente sobre isso que vamos tratar no vídeo de hoje, os motivos que levaram a Universal Music a tomar essa decisão e as consequências disso para todos os envolvidos.

Coluna Marcando História

por Andreza Baroni

Andreza Cristina Baroni é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela PUC-PR e em Propriedade Intelectual e Comércio Eletrônico pela Universidade Positivo. Também é Mestra em Direito (LL.M) em Propriedade Intelectual pela Universidade de Turim-Itália, em conjunto com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e Mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFPR. A advogada é sócia e fundadora do escritório AB&D Advocacia, fundado em 2017 na cidade de Curitiba.