Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Coluna Lettera: ‘Arrume sua mala’, por Francielly da Rosa

2022-01-02 às 10:46

Arrume sua mala    

Um novo ano se inicia, e, nesta longa estrada da vida, caminhamos rumo aos nossos sonhos. Lá o céu é mais azul, a vida é mais amena, os momentos felizes percorrem os dias; almejamos o encontro da paz, respeito, paciência, e todas as virtudes que nos fazem tanta falta atualmente.

O senhor no banco da praça transparece no olhar sereno a filosofia de toda uma vida, entre erros e acertos; mas, além disso, de sublime aprendizado. O jovem, passeando pelas ruas da cidade, declara seus planos aos amigos, traçando metas e repleto de desejos auspiciosos. A criança contempla docemente o sabor de cada porvir, ansiosa pelas novidades e descobertas do próximo dia. Os anos se curvam, e, nesse movimento inaparente, desejamos a transformação. Ninguém sabe o que há depois da curva, mas os corações desejam tempos prósperos, de estrada limpa, tráfego tranquilo e céu azul.

A vida é mesmo uma viagem… tudo é passageiro! Assim como o viajante prepara a mala para suprir as necessidades de sua jornada, devemos, assim como ele, preparar a bagagem necessária para o novo ano que se inicia. Quanto mais peso leva o viajante, mais árduo se torna o percurso, por isso, arrume bem suas malas, desfazendo-se daquilo que não lhe faz bem e não lhe é útil.

Não leve mais nela os erros do passado, as desavenças e o pedido de desculpas que não recebeu. Em sua mala não cabe o amargor que a dor lhe causou. Não há espaço para rancor, ódio ou desejo de vingança, não! Acredite, dessa forma atinge unicamente a si mesmo, desgastando teu precioso tempo nas garras amargas do mau pensamento que apenas fará teu coração sofrer.

Você foi criado do amor divino, feito para ser forte, inatingível, então por que se permite tamanha aflição? Limpa bem tua mala, faz uma boa seleção, e não leva nela nada além de um coração e uma mente tranquila! Nada poderá mudar o passado, mas você é o único condutor de sua viagem, e apenas você pode mudar o seu destino. Por isso, segue tranquilo e renovado, uma nova etapa se inicia e a mudança que tanto deseja começa por você!

Coluna Lettera

por Francielly da Rosa

Francielly da Rosa é graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, com ênfase em estudos literários, também na UEPG. Ela é escritora, cronista e coautora do livro "Crônicas dos Campos Gerais". Descobre, entre as palavras que lê e escreve, a motivação que sustenta seu viver. Escreve crônicas, contos, poesias e, às vezes, se aventura no gênero romance. Além disso, participa de projetos de incentivo à leitura e de outras atividades culturais. Possui diversas crônicas premiadas e publicadas em jornais e sites locais. Em virtude de seu trabalho como escritora, recebeu duas moções de aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa. Também foi premiada no Festival Literário de São Caetano do Sul, na categoria miniconto, sendo a única representante da cidade de Ponta Grossa.