Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Coluna Lettera: ‘Tempo, história e beleza’, por Francielly da Rosa

2022-04-03 às 11:42

Desde os tempos remotos em que este chão cobria-se de relva e apresentava constituição pouco firmada, seja em delimitação e/ou independência, nossos Campos Gerais foram o palco onde transitaram nobres, artistas e escritores. Ainda que a passagem de alguns permaneça incerta, perdida na distância do passado, outros, por sua vez, deixaram registros de sua trajetória, por meio de relatos escritos que nos dão a certeza de sua presença histórica nos caminhos desta terra.

Alfredo d’Escragnolle Taunay, popularmente conhecido como Visconde de Taunay, foi um nobre e escritor, que, além de consolidar-se enquanto literato por meio das suas obras majestosas, percorreu as paisagens dos Campos Gerais, descrevendo, posteriormente, num relato muito verossímil, toda a composição do cenário, onde se destacavam as frondosas araucárias.

Pouco a pouco, é possível construir imagens do passado, presente nos relatos e na poesia de personagens que consolidam nossa história. Vemos os Campos Gerais nos relatos de Taunay e também não deixamos de lembrar do magnífico pôr do sol, nos versos de Anita Philipovsky.

Vivemos em um pedaço poético de belezas em toda sua extensão.

Quando admiramos a coloração do céu, a disposição das árvores e de todos os elementos deste cenário divino, onde os campos estendem-se em colinas de um verde vibrante que se dissolve em outras tonalidades, trazemos aos olhos a admiração que transcende os tempos, deslocando-se dos olhos do poeta e chegando também aos nossos.

Ainda que o tempo mude tudo, podemos afirmar que há algo que nunca mudará: esta admiração ante nossas belezas.

Coluna Lettera

por Francielly da Rosa

Francielly da Rosa é graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, com ênfase em estudos literários, também na UEPG. Ela é escritora, cronista e coautora do livro "Crônicas dos Campos Gerais". Descobre, entre as palavras que lê e escreve, a motivação que sustenta seu viver. Escreve crônicas, contos, poesias e, às vezes, se aventura no gênero romance. Além disso, participa de projetos de incentivo à leitura e de outras atividades culturais. Possui diversas crônicas premiadas e publicadas em jornais e sites locais. Em virtude de seu trabalho como escritora, recebeu duas moções de aplauso da Câmara Municipal de Ponta Grossa. Também foi premiada no Festival Literário de São Caetano do Sul, na categoria miniconto, sendo a única representante da cidade de Ponta Grossa.