Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

AstraZeneca decide parar fabricação de vacina da Covid

2024-05-08 às 11:00

A farmacêutica AstraZeneca confirmou, nesta quarta-feira (8/5), que deixará de produzir sua vacina contra a Covid, a Vaxzevria. No Brasil, ela era fabricada em parceria com a Fiocruz.

A empresa decidiu retirar o imunizante do mercado alegando que atualmente há um excedente de vacinas e que houve um declínio na procura pela Vaxzevria.

A AstraZeneca não citou em sua nota a polêmica ao redor de eventos trombóticos, que foram causados em raros casos após a aplicação dos imunizantes.

As reações ocorreram em média em menos de 1 a cada 100 mil vacinados. Para especialistas, a ocorrência era um mal necessário na época da pandemia.

Na nota enviada à imprensa, a farmacêutica apenas cita que está trabalhando com órgãos reguladores para “concluir este capítulo”.

Nas últimas semanas, porém, casos de pessoas que tiveram trombose por uma reação rara ao imunizante ganharam maior evidência na imprensa internacional. Movimentos negacionistas usaram a notícia para descredibilizar a campanha de vacinação contra a Covid como um todo.

leia a matéria completa no Metrópoles