Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

“Hortifruti do Tozetto” – Crônicas dos Campos Gerais

2021-08-28 às 10:54

Texto de autoria de Aline Sviatowski, estudante, Ponta Grossa. Produzido no âmbito do projeto Crônica dos Campos Gerais, da Academia de Letras dos Campos Gerais (https://cronicascamposgerais.blogspot.com/).

Hortifruti do Tozetto

Nos anos noventa, caminhar pelos corredores do tradicional mercado ponta-grossense poderia ser uma aventura divertida, ou irritante ─ dependendo das posições dos astros e das suas conjugações, dos níveis hormonais na corrente sanguínea, do extrato bancário ou mesmo da quina da cama; afinal, sempre é possível cair em ruínas ao bater a extremidade rica em receptores sensoriais do quase inútil dedinho.

Na entrada do mercado, os olhos cobertos por sobrancelhas grossas e a boca fina recolhida para baixo do tapete de bigodes do fiscal de loja fitavam o homem segurando sua filha no colo. Sentado nas redondezas da prateleira de jornais, cumpria o aterrorizante papel de poderio foucaultiano aos transgressores da ordem daquele estabelecimento comercial.

A menina, no colo do pai, não deixa o temor impedi-la. Com a destreza de esconder-se, caminha furtivamente até as ilhas de frutas. Ilha de banana. Ilha de chuchu. Ilha de batatas: a preferida. Senta-se prontamente no chão, em um local onde não é possível enxergarem-na, ela esperava pacientemente a sua próxima vítima.

O homem de calças largas, sapato escuro e blusa de moletom parecia ranzinza o suficiente para receber ogivas de batatas. Antes, precisava praticar ─ no chão ao lado de um senhor. Na ilha ao lado e na de tomates. Tudo certo, a mira estava calibrada. Observando os movimentos do desconhecido de face sisuda, escolheu o momento exato na sua tática precisa.

E um clarão de batatas surgiu. O homem, deu um leve sobressalto. “Batatas”. Atingido por duas batatas. Retirado da introspecção que o remetia aos problemas da vida adulta, buscou perturbado ao seu redor. Olhou para cima. Olhou sobre os ombros. Sua face enrugada denunciava a irritação por ser retirado de suas lamentações internas. Remoendo seus problemas, observou a menina encolhida aos risos.

Prontamente abriu um sorriso largo, devolvendo as batatas à menina e devolvendo à sua face uma serenidade esquecida nos últimos dias.

Repreendida por seu pai, mas aos risos, a menina divertia-se com suas pequenas transgressões. A próxima? Afundar as órbitas oculares dos peixes da peixaria. Ao menos, até que seja pega em flagrante delito pelas tecnologias de monitoramento do século XXI.

Aos vencedores, as batatas… Mais precisamente, as do mercado ponta-grossense.

Crônicas dos CG

por Crônicas dos Campos Gerais

A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) e entidades promovem o projeto literário “Crônicas dos Campos Gerais”. A iniciativa, que teve a primeira edição entre 2019 e 2020, visa estimular a produção e o intercâmbio de textos (crônicas) que tratem de aspectos da vida regional, incluindo os pitorescos e singulares. Tem intenção de revelar e incentivar novos talentos literários, divulgar e aprofundar o apreço pela cultura popular e erudita regional. O projeto convida a população a escrever crônicas sobre a vida nas cidades ou no ambiente rural dos Campos Gerais do Paraná. Para participar, basta enviar os textos em arquivo digital por e-mail.