“Não acredito que uma sociedade sobreviva sem Cultura”. A afirmação é do diretor do Grupo de Teatro da UEPG, Daniel Louis Frances, que participou de entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (9).
Ao refletir sobre a importância da arte na sociedade, Frances destaca que “a Cultura é o elemento transformador para qualquer sociedade humana”. Ele afirma que hoje, Ponta Grossa conta com mais de 20 grupos de teatro e existe um fomento significativo da arte, porém, o que havia era uma lacuna dentro da própria UEPG. “O movimento é forte, mas são grupos que têm uma determinada limitação, porque entra a questão de verbas e a Universidade entrava em um contrassenso, que para mim sempre foi uma grande briga, a Universidade tem há 51 anos o Festival Nacional de Teatro (Fenata), mas há 37 anos não existia dentro da Universidade um grupo de teatro. Existe um grupo de teatro que existe há dois anos, que é o grupo de teatro científico que ele é formado exatamente para experiências cênicas de ciência, é uma coisa mais educacional”, pontua.
Desta forma, o Grupo de Teatro Universitário será retomado neste ano e está com as inscrições abertas até o dia 15 de março. “A nossa tendência não é um grupo fechado à Universidade, o grupo é aberto para comunidade com um todo, já estamos com 68 pessoas inscritas e acredito que o número deve chegar a 100 inscritos, a ideia é criar subgrupos dentro do GTU para que as pessoas possam mostrar o seu talento. A nossa ideia é fomentar as pessoas”, destaca.
No ato da inscrição, o interessado pode escolher suas preferências entre atuação, cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação, maquiagem, roteirização e mídias sociais. O curso inicia no dia 18 de março e acontecerá sempre aos sábados, na UEPG Centro. Para se inscrever, basta clicar neste link.
Confira a entrevista na íntegra:
Veja também
Grupo de Teatro Universitário da UEPG abre inscrições para novos alunos