“Pedala. A terra te chama! Não importa o quão longe os teus pés se movam, eles sempre conhecerão o caminho de casa”. Por algum tempo, esta foi parte da rotina de Wilson Ferreira dos Santos, homem negro e quilombola, integrante da comunidade Colônia Sutil, em Ponta Grossa. É da história de vida do seu Wilson – e a sua conexão com o Quilombo Sutil – que nasceu a animação “Glorinha do Meu Quilombo”, nome homônimo ao projeto. O desenho tem classificação livre e será exibido em seu lançamento nesta sexta-feira (19), às 19h30, no Cine PG do Centro Municipal de Cultura.
A animação é um sonho antigo da multiartista Ligiane Ferreira, idealizadora de a Gloria do Meu Quilombo, projeto que homenageia seu pai e exalta a cultura e as tradições do povo negro e quilombola. Ao utilizar as artes e a cultura como instrumentos, Ligiane tem oportunizado a educação antirracista nas escolas municipais dos Campos Gerais e do Estado do Paraná, nos moldes que preconiza a Lei 10.639/03. Esta norma torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação no Brasil.
Com a animação, o projeto cresceu. “Através de um roteiro simples e linguagem coloquial, a narrativa ganhou um formato poético, capaz de cativar crianças e adultos enquanto assistem e conhecem a conexão que meu pai mantinha com o território quilombola”, comenta Ligiane. A artista ainda acrescenta que “a comunidade da Colônia Sutil tem muito orgulho de integrar um quilombo com 171 anos de história. Mesmo que algumas pessoas tenham saído de lá, continuam trazendo no peito e no pensamento este pertencimento, como meu pai”, completa a atriz e dramaturga, que convida a todos para o lançamento na sexta-feira (19), no Cine PG, com entrada gratuita. “Esperamos contar com a presença de estudantes, educadores, a comunidade acadêmica, os indígenas, quilombolas, todas as etnias que compõem a formação sociocultural de Ponta Grossa e região.”
Neste movimento social e ativista, Ligiane acredita que o primeiro passo para uma educação antirracista e sua implementação efetiva da legislação é o reconhecimento de que falta inclusão e diversidade nos programas e grades curriculares dos educandários. O segundo seria estabelecer as rodas de conversas, exposições e outras atividades para discutir o racismo e outros preconceitos. São estas questões e por cada corpo indígena, negro e quilombola também ser a representação de seu território, que a artista traz como propósito profissional debater as relações étnico-raciais por meio de palestras, exposição de obras literárias de escritoras(es) negras(os), entrevistas com a comunidade da Colônia Sutil, exposições de artes, de cartilha informativa e, agora, a animação.
Esta edição do projeto Glorinha do Meu Quilombo conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa e do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB – Governo Federal) e é destinado às crianças da rede pública de ensino do município.
1. Adelaide Thome Chamma;
2. Claudio Gonçalves Guimarães;
3. Deodoro Alves Quintiliano;
4. Djalma de Almeida Cesar;
5. Leopoldo Pinto Rosas;
6. Orival Carneiro Martins;
7. Zahira Catta Pretta Mello;
8. Cristiane Levandowski;
9. Fioravante Slaviero.
As demais escolas e instituições educacionais que pretendem participar do lançamento da animação Glorinha do Meu Quilombo, no dia 19 de setembro, podem reservar seus lugares. Para isso, um representante do educandário deve entrar em contato com a idealizadora do projeto, Ligiane Ferreira, pelo celular (42) 98864-2202.
– Ideia original e direção geral: Ligiane Ferreira.
– Produção: As Fiandeiras.
– Narração: Silionara Madureira, Elisangela Fátima Santos e Ligiane Ferreira.
– Roteiro e escrita: Indianara Santos.
– Artes visuais: Sebastião Natálio, Letícia Araújo.
– Ilustração e design gráfico: Letícia Araújo.
– Montagem e edição de imagem: Reginaldo Alves.
– Letícia Araújo: Sonoplastia, trilha sonora e captação de vozes: Swolom Madureira.
– Assistência de produção: Beatriz Ferreira Kovaleski.
– Gestão de redes sociais e assessoria de imprensa: Elaine Barcellos de Araújo.
– Interpretação em Libras: Ivana Janice do Prado.
O que: Lançamento da animação Glorinha do Meu Quilombo
Quando: Sexta-feira, dia 19 de setembro, às 19h30
Onde: No Cine PG – Centro Municipal de Cultura (Rua Dr. Colares, 436 – Centro, Ponta Grossa)
Quanto: Entrada Franca.
Das assessorias.