As inscrições para a segunda turma do curso de formação ‘Gravuras Urbanas’ estão abertas. O projeto, voltado para o ensino e a produção de gravuras, como a xilogravura e outras técnicas, com inspiração no cenário urbano,tem suas atividades ministradas pelos arte educadores Ellen Biora e Fernando Bertani. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de março através do link. O projeto tem o patrocínio das empresas Copel e Continental, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), e conta com o apoio da PROEX UEPG.
As aulas serão gratuitas e acontecerão todas segundas-feiras entre 17 de março e 07 de julho, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. São ofertadas 10 vagas, tendo como público-alvo pessoas maiores de 18 anos e residentes em Ponta Grossa, com ou sem experiência em artes visuais. Os inscritos serão avaliados levando em conta a motivação para participação, equidade de gênero, disponibilidade de tempo e multiplicidade de participantes. Todos os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor mensal de R$ 200,00, para auxiliar nos custos básicos de transporte e alimentação. Metade das vagas são reservadas para cotas de ação afirmativa e inclusão social, voltadas a pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e pessoas com baixa renda inscritos no CadÚnico.
Produzido pela Inspire Projetos Criativos, o projeto é viabilizado através do Profice, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa e coordenação administrativa da Estratégia Projetos Criativos. A ação busca proporcionar um espaço de ensino, produção e difusão da gravura de forma coletiva e colaborativa. Para Ellen Biora, professora e proponente do Gravuras, a segunda turma busca continuar um trabalho feito no ano anterior que vai além da prática de lazer. “O projeto faz com que os alunos visualizem possibilidades de atuação profissional, se assim o desejarem, nas respectivas áreas, contribuindo para que percebam que a arte não é apenas fonte de entretenimento, mas de campo de estudo e linguagem humana”, afirma.
O curso terá a abordagem metodológica Triangular, de Ana Mae Barbosa, que visa desenvolver a arte através da contextualização, da apreciação e do fazer artístico. As aulas serão divididas em quatro módulos, sendo eles: Introdução à Gravura, Xilogravura, Gravuras Urbanas e desenvolvimento do projeto final. Além das atividades educativas, o projeto também realizará uma exposição coletiva temporária com a confecção de um catálogo digital reunindo todas as obras dos artistas participantes do projeto.
Professores
Ellen Biora – Arte Educadora e Artista Visual. Mestra em Educação, com formação em licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UFPR. Trabalha como arte educadora há 10 anos em museus de arte e centros culturais realizando cursos, oficinas, formação de professores e visitas mediadas em exposições. Como artista, investiga a linguagem da gravura explorando técnicas tradicionais, como a gravura em metal, em diálogo com desdobramentos contemporâneos como a papelografia e processos de transferência de fotografias. Possui obras no acervo do Museu de Artes da UFPR e no Acervo Municipal da Prefeitura de Ponta Grossa.
Fernando Bertani – Xilogravurista e Professor de Geografia. Atua como Arte Educador e possui experiências no ensino superior presencial e a distância. Já ministrou diversas oficinas e saídas de campo para diferentes grupos, trabalhando temáticas de artes plásticas, musicalização e aspectos socioculturais. Como gravurista, iniciou suas atividades em 2020 e a partir da técnica de xilogravura explora temáticas de olhares selvagens, ancestralidade e corpo/música.
Serviço
As inscrições seguem até o dia 05/03 pelo link.
O edital completo pode ser acessado clicando aqui.
Mais informações: [email protected] ou no Instagram @gravurasurbanaspg
da assessoria