Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Banda Casa Cantante inicia nova turnê em Ponta Grossa

2024-06-19 às 13:56

A semana começou animada em quatro escolas municipais de Ponta Grossa com a nova circulação do show ‘Músicas para Cantar e Brincar’, da Banda Casa Cantante, formada pelos músicos Juliani Ribeiro e Joãozinho. Até o dia 01 de julho serão 15 shows para alunos e professores da rede municipal de ensino, por meio de um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), com o  patrocínio das Lojas MM e da Unimed Ponta Grossa, e produção da Estratégia Projetos Criativos.

Mais de 1.000 crianças participaram dos shows nesta segunda-feira, 17, nas escolas municipais Osni Vilaca Mongruel (Santa Terezinha), Cyrillo Domingos Ricci (Vila Ricci), Elyseu de Campos Melo (Ronda) e Djalma de Almeida César (Olarias). “É uma verdadeira maratona fazer 4 shows em um dia, mas a cada vez que começamos a cantar a emoção é única e a entrega é total”, conta Juliani.

Ao final das apresentações, os alunos recebem um mini livro de bolso, com ilustrações e atividades lúdicas inspiradas nas músicas do show. “Criamos esse material como um almanaque, para que as crianças possam levar pra casa uma lembrança do show e compartilhar as canções com os pais e familiares por meio de um QR Code”, explica Joãozinho.

As escolas que receberão as apresentações foram definidas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, priorizando regiões periféricas e locais afastados do Centro. Assim, o show chegará até as escolas do Jardim Esplanada, Santa Mônica, Ouro Verde, Santa Maria, Vila Borato, Cristo Rei, Pitangui, Jardim Rubini, Jardim Alvorada, Jardim Cachoeira e distrito de Guaragi.

Para Juliana Pauliki Michalowski, Vice-presidente de Finanças e RH da Lojas MM, é importante que empresas ponta-grossenses apoiem iniciativas esportivas e culturais da cidade. “Estamos muito felizes por poder contribuir com um projeto tão distinto como esse, que envolve educação e música. Temos certeza que essa é uma ótima maneira de contribuir com o processo de desenvolvimento emocional, cognitivo e social das crianças”, aponta.

Segundo Sandri Anderson Gonçalves, Gerente de Marketing e Comunicação da Unimed Ponta Grossa, “os projetos idealizados pela Banda Casa Cantante são cativantes para adultos e crianças. Eles conquistam a atenção do público com músicas e apresentações envolventes, entregando mensagens que estão alinhadas com valores e iniciativas da cooperativa, que falam de sustentabilidade, meio ambiente, respeito e saúde. Assim, acreditamos que a Banda Casa Cantante é uma parceira importante na missão de conscientizar nossas crianças”.

Músicas para Cantar e Brincar

O álbum que inspirou este show, lançado em 2022, está disponível nas principais plataformas digitais (como Spotify, Deezer, Apple Music e YouTube) e conta com as letras sincronizadas para quem deseja aprender as canções. Além disso, as músicas com as letras podem ser utilizadas também nos stories, publicações e reels do Instagram (basta procurar por Banda Casa Cantante).

O repertório inclui composições autorais sobre afeto, como em ‘O Amor nos Faz Iguais’ e ‘Colecione Lembranças’; fauna e flora, com as canções ‘Vagalume Lume’ e ‘Lobo Guará’; e cantigas de rodas tradicionais com uma nova roupagem, como ‘Caranguejo’, ‘Peixe Vivo’ e ‘A Canoa Virou’. A proposta do CD é fazer com que crianças e adultos possam dançar e cantar, ao mesmo tempo que auxilia no processo pedagógico de aprendizado e musicalização.

Cronograma de apresentações:
21/06 (sexta-feira):
08h30 – Escola Municipal Kamal Tebcherani
10h30 – Escola Municipal Sebastião Santos E. Silva

24/06 (segunda-feira):
08h30 – Escola Municipal Lúcia Pacher
10h30 – Escola Municipal Armida Frare Gracia
13h30 – Escola Municipal Faris Antonio Michaele
15h30 – Escola Municipal Idália Goes

28/06 (sexta-feira):
08h30 – Escola Municipal Eurico Batista Rosas
10h30 – Escola Municipal Zanoni Rogoski

01/07 (segunda-feira):
08h30 – Escola Municipal Deodoro Alves Quintiliano
10h30 – Escola Municipal Maria Elvira Justus Schimidt
14h – Escola Municipal Marta Filipowski de Lima

da assessoria