Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Banda de PG é finalista e única representante do Sul do país em festival nacional de música

2021-08-26 às 15:10

A Banda Casa Cantante é uma das finalistas do Festival de Música Rádio MEC 2021. O resultado da votação popular foi divulgado nessa quarta-feira (25), e entre as finalistas está a música Lobo-guará, composta por Juliani e Joãozinho, que recebeu 921 votos e é a única representante da Região Sul na categoria de Música Infantil na final da competição.

No total, são 12 canções na categoria, que agora disputam os prêmios de Melhor Composição Inédita, Melhor Intérprete, além do Prêmio de Voto Popular. A votação acontece pelo site da Rádio EBC e o resultado será divulgado em 25 de setembro.

Os vencedores do Festival não vão receber prêmios em dinheiro, apenas troféus e o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Para os integrantes da banda ponta-grossense isso é o mais importante. “O que vale é esse reconhecimento, a visibilidade nacional, e esse engajamento que faz com que uma comunidade acredite na tua ideia. Estamos representando o Sul do Brasil como musica para criança, isso é fantástico! Esse é o nosso melhor prêmio”, comenta Juliani.

Lobo-guará

A canção finalista foi composta no início de 2020, quando muitos incêndios devastaram o Pantanal, produzindo cenas lamentáveis. “As queimadas do ano passado foram muito agressivas, a onça com a pata queimada, aquilo tudo e a gente aqui sem poder fazer nada… Daí veio a ideia do lobo-guará, que, inclusive, foi parar na cédula de 200 reais. Mas fomos mais fundo e decidimos ver quais os outros animais que estavam em extinção. E cada frase da música fala muito de um animal”, explica Juliani.

Além de cantar sobre os animais nas apresentações remotas, a dupla sempre aproveita para conversar com o público infantil sobre a importância de cada um fazer a sua parte. “A gente fala muito para as crianças no show virtual que a gente pode preservar o Pantanal mesmo morando longe. Eu começo preservando o Pantanal quando eu arrumo o meu quarto, organizo minha escola, ajudo a arrumar minha rua, preservo o meu bairro. E isso cria uma onda que chega até esses locais, se eu for incapaz de jogar o lixo aqui na frente da minha casa, eu não vou fazer isso lá. Então a gente bate muito nessa tecla, da conservação e da preservação a partir do meu espaço. Eu vou preservando até chegar nessas áreas que precisam tanto desse cuidado”, explica a artista.

A música Lobo-guará integra o EP Cantiga Animal, inspirado na relação do donos com os pets, que ficaram ainda mais próximos durante a pandemia. Além da canção finalista no festival, ele conta com outros sucessos que falam da bicharada, como ‘Dia de Cão’ e ‘Meu Doguinho. O EP está disponível nas principais plataformas digitais e no canal da banda no YouTube.

Foto Rafael Hoffmann