Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025

Banda de PG leva show a seis cidades do Paraná

2025-08-06 às 09:17

Seis cidades do Paraná recebem neste mês a turnê do show ‘Latitudes Latinas’, da banda Tiriva Instrumental, de Ponta Grossa. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o apoio da Copel, com produção da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos. O espetáculo musical faz uma viagem pelos ritmos da América Latina, misturando sonoridades tradicionais e contemporâneas em gêneros como forró, rumba, salsa, guitarrada paraense, lambada, afro-samba e frevo na viola.

A circulação começa nesta quarta-feira, 06 de agosto, em Jacarezinho, e depois segue para Marechal Cândido Rondon (07/08), Dois Vizinhos (08/08), Matinhos (13/08), Irati (14/08) e Telêmaco Borba (15/08). Todas as apresentações são gratuitas e abertas para a comunidade, sem necessidade de retirar os ingressos com antecedência (mais informações sobre horários e locais abaixo).

O repertório traz músicas do álbum Ovo (2020) e singles lançados posteriormente, “Esse projeto faz um passeio musical por diferentes latitudes da América Latina. De norte a sul, acessando as diferentes manifestações culturais, sotaques, ritmos e gêneros musicais”, conta o músico e diretor geral do show, Fernando Bertani.

Tiriva Instrumental

Com oito anos de formação, a Tiriva Instrumental desenvolve um trabalho autoral inspirado em artistas como Hermeto Pascoal, Manoel Cordeiro, Heraldo do Monte e Dominguinhos. A proposta do grupo é explorar as conexões entre diferentes manifestações musicais da América Latina, valorizando a riqueza ancestral de matrizes africanas e ameríndias. Ao longo da carreira, a banda consolidou um repertório que combina experimentação, virtuosismo e diálogo com a tradição, se firmando como uma das principais representantes da música instrumental contemporânea no Paraná. O grupo é composto por Aline Garabeli (teclado), Felipe Ferreira (bateria), Felipe Oliveira (baixo), Fernando Bertani (viola caipira e guitarra) e Nicolas Salazar (sax e flauta transversal). Mais informações sobre a banda Tiriva Instrumental estão disponíveis no Instagram e no Spotify.

Conexão Geografia & Música

Além das apresentações, o projeto conta com palestras para adolescentes de escolas estaduais e instituições nos municípios que receberão os shows. Ministrada por Fernando Bertani, que é doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, a atividade utiliza-se da oralidade e de um mapa interativo para discorrer sobre a América Latina a partir da música, mostrando como os territórios influenciam nas manifestações culturais dos povos, com os diversos ritmos musicais presentes em nosso continente.

O projeto Latitudes Latinas tem a parceria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Fecomércio – Sesc Paraná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Telêmaco Borba e Departamento de Cultura de Dois Vizinhos. A produção é de Eduardo Godoy (Estratégia Projetos Criativos) e coordenação de Rafaela Prestes (Inspire Projetos Criativos).

LATITUDES LATINAS – CIRCULAÇÃO PARANÁ 2025

06/08 | Jacarezinho | 19h30

UENP – Auditório PDE

07/08 | Marechal Cândido Rondon | 1930

Unioeste – Tribunal do Júri

08/08 | Dois Vizinhos | 19h30

Centro Cultural Arte e Vida

13/08 | Matinhos | 19h

Sesc Caiobá

14/08 | Irati | 19h30

Unicentro – Auditório Denise Stoklos

15/08 | Telêmaco Borba | 19h30

Teatro Municipal Maestro Sirinho

da assessoria