Sábado, 27 de Abril de 2024

Campus central da UEPG pode ser tombado como patrimônio

2024-03-27 às 10:21

A Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa notificaram o tombamento preliminar do bloco A do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na Praça Santos Andrade. A informação consta no Diário Oficial desta terça-feira (26).

“Por possuir importância histórica, arquitetônica ou artística relevante para o conjunto urbano e identidade da cidade, deverão ser mantidos os aspectos particulares de sua concepção, admitindo-se, porém, intervenções internas, desde que, condizentes com o caráter do bem, devendo os projetos serem previamente aprovados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural”, detalha o documento.

A partir da publicação desta notificação o proprietário e/ou procurador têm o prazo de 40 dias para apresentar, como impugnação ao tombamento preliminar, os argumentos que julgarem convenientes.

Sobre o Campus

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, abrangendo 22 municípios em sua área de influência, foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970, é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná, que resultou da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente: Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa.