Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Casa da Memória poderá ser transformada em museu da Polícia Militar

2020-08-12 às 09:25

Na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, revelou que está elaborando um projeto para transformar a Estação Paraná, no Parque Ambiental, em um museu da Polícia Militar. Dessa forma, o edifício conhecido por abrigar a Casa da Memória, também poderá servir de sede para a 1ª Companhia de Polícia Militar de Ponta Grossa. 

Rangel acredita que a iniciativa conciliar duas grandes necessidades da população ponta-grossense. “O projeto está contemplando a cultura e está contemplando a segurança. A Polícia Militar cuida do museu e também atua na segurança da população”, detalha.

Ele afirma ainda que a instalação da Polícia Militar na Estação Paraná vai servir para a preservação do local. “Hoje não tem nada lá. Foi retirado tudo de dentro, porque vândalos e usuários de drogas começaram a colocar fogo nas paredes e quase destruíram o imóvel”, lamenta. 

A proposta de mudança na sede da Polícia Militar causaou polêmica desde que foi anunciado, em julho. O Conselho Municipal de Política Cultural apontou ilegalidades na possível cessão do imóvel, entre eles o desvio de função. A Estação Paraná é tombada pelo Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura e, desde 1994, deve ser utilizado apenas para finalidades culturais. 

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.