Sábado, 04 de Maio de 2024

Cena Local D’P: Dez anos de Pegaí

2023-08-19 às 16:45
Foto: Divulgação

Para comemorar os dez anos de história do Pegaí, o Instituto Pegaí Leitura Grátis, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou no dia 16 de julho um selo em homenagem à data. A apresentação do material personalizado aconteceu na sede da Associação da Caixa Econômica Federal (APCEF), em Ponta Grossa, durante a festa de dez anos do Pegaí, e reuniu membros do grupo gestor do instituto, representante dos Correios e dezenas de voluntários e familiares. As peças filatélicas, produzidas pelo voluntário Luciano Barboza, foram lançadas em dois modelos. O primeiro traz em sua edição a imagem dos dez anos do projeto, com destaque para o início em 2013 até o seu aniversário em 2023. Já o segundo projeta a missão do Pegaí Leitura Grátis de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”.

Durante a cerimônia de obliteração, que consiste em demarcar o selo personalizado com o carimbo, o coordenador de atendimento dos Correios de Ponta Grossa, Mauro Cezar Grabicoski, entregou um álbum contendo as peças filatélicas ao professor Idomar Cerutti, presidente do Instituto Pegaí Leitura Grátis. A partir de agora, as peças carimbadas passarão a integrar o acervo filatélico dos Correios, no estado do Paraná. O material servirá também como fonte de pesquisa e registro do acontecimento. “O Pegaí vem nesses dez anos quebrando paradigmas e abrindo novas fronteiras do saber para milhares de pessoas que aproveitam a leitura grátis. É motivo de muita alegria para os Correios poder contribuir para perpetuar esse momento, pois, com o lançamento do selo, estamos eternizando essa data, não só pela circulação do selo em correspondências que ganharão o Brasil, mas também como peça filatélica, cuja arte permite que a história seja contada”, declarou Grabicoski.

Para promover o momento histórico, os presentes receberam dois exemplares do selo e um cartão-postal. “Todas as pessoas que participaram dessa comemoração tiveram a oportunidade de enviar um postal literário dos dez anos do Pegaí Leitura Grátis, para alguém especial, para qualquer parte do Brasil”, conta o professor Albino Szesz Junior, secretário do instituto.

Homenagem

Durante o evento, houve também homenagens aos voluntários e prestadores de serviços que atuam há cinco anos ou mais no instituto. Além disso, o grupo gestor lembrou da importância da união de esforços ao longo desses dez anos de história, resultando, inclusive, em outros projetos, que hoje são extensões do Pegaí Leitura Grátis, como o Alimentando Mentes, por exemplo.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296