Domingo, 06 de Outubro de 2024

Centro Cultural Prof. Faris Michaele inaugura Acervo Rubens Tuma Junior

2024-09-09 às 13:55

Na última sexta-feira, dia 6, o Centro Cultural Prof. Faris Michaele inaugurou o Acervo Rubens Tuma Junior, composto pelo acervo pessoal e profissional de um dos mais destacados colunistas de Ponta Grossa, doado por sua esposa Joselde Tuma e família. O espaço, que abriga documentos desde o início dos anos 1970 até os anos 2000, está localizado na Sala Leonilda Hilgenberg Justus, na sede do Centro Cultural, no prédio da Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei. Para o presidente da instituição, Douglas Passoni de Oliveira, “o acervo conta não somente a trajetória do profissional Rubens Tuma Junior, mas também de outros colunistas de destaque da cidade e região, sendo uma riquíssima fonte de pesquisa para revelar a história social e cultural em diversos aspectos”.

A inauguração aconteceu durante a Semana Faris Michaele, que promoveu diversas atividades em memória do patrono Faris Michaele. Na programação, destacou-se a abertura da exposição “Estante Faris Michaele”, com curadoria do vice-presidente Carlos Mendes Fontes Neto, que abordou a obra de Faris, exibindo não apenas livros originais, mas também exemplares do jornal “O Tapejara”, frutos da generosa doação do confrade Josué Correia Fernandes, material que anteriormente pertenceu ao ilustre pesquisador ponta-grossense Osvaldo Piloto. A exposição estará aberta ao público até o próximo dia 13, no hall da Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei.

Outras atividades incluíram a Oficina de Crônicas, com ênfase nos textos de Faris Michaele, ministrada pelo primeiro-secretário Flávio Madalosso Vieira; a apreciação e discussão dos novos Estatuto e Regimento Interno – sendo que o Estatuto nunca havia sido alterado desde a fundação e o Regimento Interno até então não existia; declamações dos poemas de Faris Michaele em colégios estaduais, com participação de Isabel Regina Nascimento e Nilcéia Albuquerque França; a entrega do título de Membro Efetivo ao médico, professor e escritor Renato Van Wilpe Bach; a entrega de uma nova placa para substituição da placa de identificação da Praça Faris Michaele; e a homenagem ao centrista Álvaro Andrade, por proposição do vice-presidente Carlos Mendes Fontes neto, em reconhecimento ao seu trabalho na história do Centro Cultural, tendo participado da formação de diversas Diretorias, e contando com a continuidade das suas contribuições nesta Instituição.

da assessoria