Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Com textos produzidos por alunos, Sepam apresenta 5ª edição do Projeto Literário

2021-11-19 às 18:43

O Colégio Pontagrossense Sepam concluiu os trabalhos da 5ª edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam, com os livros produzidos pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Cada estudante recebeu um exemplar das obras, na manhã desta sexta-feira (19), em sala de aula. A iniciativa faz parte dos projetos pedagógicos do Colégio desde 2017.

Os textos foram construídos e lapidados durante as aulas de Produção de Texto, no primeiro semestre de 2021. A professora Marcela Marabeli Pagano de Oliveira é uma das idealizadoras do projeto. A docente conta que a ideia inicial foi incentivar os alunos a escreverem e, assim, tornar a produção textual mais atrativa para os adolescentes. “O fato de muitos alunos não se sentirem motivados a praticar a escrita nos mobilizou a idealizar um projeto que os fizesse compreender a importância da atividade para a formação deles. A intenção foi desenvolver uma ação que desse aos estudantes autonomia, liberdade e protagonismo para desenvolver os textos”, explica a professora.

O projeto contempla a publicação de um livro do 6º e um do 7º ano; dois livros do 8º e dois livros do 9º ano (um em português e outro em inglês). Os alunos também são responsáveis pela capa, ilustrações e fotografias, produzidas com a supervisão da professora de Arte, Jéssyka Fipke.

Na edição de 2021, os alunos do 6º ano, com a orientação da professora Ana Caroline Neumann, trabalharam o gênero poema visual; no 7º ano, a professora Isabela Mendes abordou histórias em quadrinhos; no 8º ano, as professoras Ana Paula Delezuk e Marcela Marabeli Pagano de Oliveira trabalharam crônicas; e a paródia foi o gênero escolhido para os alunos do 9º ano, que foram acompanhados pela professora Ana Rosely Troyner Yamamoto. As turmas de 8º e 9º anos também produziram livros em inglês, a partir de um trabalho realizado no projeto bilíngue do Colégio pela professora Jaqueline Zanluchi. Os alunos do oitavo ano escreveram receitas de família e os do nono, produziram cartuns.

Para a coordenadora pedagógica do Sepam, Sônia Mongruel, um dos pontos principais do projeto é colocar o aluno como coautor de uma obra, que será lida por muitas pessoas, e não somente pela professora da turma. “O trabalho incentiva a leitura e traz um novo significado para a escrita porque os estudantes têm a consciência de que se comunicarão com outras pessoas, então precisam dar sentido ao que vão escrever para que o leitor consiga entender a mensagem que está sendo passada. É, também, uma oportunidade de revelar a criatividade, até mesmo, descobrir possíveis dons”, destaca.

O aluno do 9º ano, Francisco Galvão Coloda, participa desde a 2ª edição do projeto, lançada em 2018, quando ele cursava o 6º ano. O garoto afirma que o trabalho traz inúmeros benefícios. “O projeto literário libera nossa criatividade, nos ensina sobre novos gêneros literários, nos ajuda a melhorar a produção textual e a nos expressarmos. No meu caso, também foi importante para que eu pudesse pensar no futuro, como no livro ‘Uma carta para mim’ (2019), e no passado, como na obra ‘O ano que eu não planejei’ (2020). Como o colégio oferece projeto bilíngue, produzimos textos em inglês também, o que auxilia na compreensão da língua”, diz Francisco.

O Projeto Literário Coletâneas Sepam é supervisionado pelas coordenadoras pedagógicas Sônia Mongruel (geral), Juliana Dallarmi Gil (6º a 8º ano) e Giselle Gehlen (9º ano). Os livros, de todas as edições, também estão disponíveis no formato digital no site do Sepam.

 

da Assessoria