Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Concerto em homenagem ao maestro Gabriel de Paula Machado acontece neste domingo

2022-06-04 às 11:22
Foto: Divulgação

Uma série de concertos marca o lançamento do Grupo Madrigal Maestro Gabriel de Paula Machado, do curso de Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As Canções da Terra e da Gente prestam homenagem ao maestro que dá nome ao Grupo e que foi fundador do coral da UEPG. As apresentações, que contam com a participação do Coro Juvenil em algumas canções, serão realizados nos dias 05, 08, 09 e 12 de junho, em Ponta Grossa, Castro e Palmeira.

As canções serão apresentadas presencialmente neste domingo (05), às 19h na Igreja Luterana Bom Pastor em Ponta Grossa; na quarta-feira (08), às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Castro; na quinta-feira (09), às 20h, no Clube Palmeirense, em Palmeira; e encerra o ciclo de apresentações no domingo seguinte (12), às 20h, na Igreja São José, em Ponta Grossa.

O Madrigal Maestro Gabriel de Paula Machado é um projeto novo, e seu lançamento oficial será no domingo (05). “O grupo reúne professores, acadêmicos e egressos do curso de Licenciatura em Música da UEPG, servidores da UEPG e convidados da comunidade”, explica a coordenadora do projeto e maestrina do Madrigal, Carla Roggenkamp.

O Maestro

O Maestro Gabriel de Paula Machado lecionou e exerceu cargos didáticos administrativos na UEPG desde a fundação da Universidade até dezembro de 1995, quando se aposentou. Foi um dos principais nomes da cultura ponta-grossense, como docente, músico e escritor. O maestro participou da fundação da Orquestra Estudantil de Concertos de Curitiba, da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Paraná, Orquestra Municipal de Ponta Grossa e do Coral da UEPG.

Além de maestro, Gabriel de Paula Machado também atuava musicalmente como compositor, pianista e organista. Por mais de 18 anos, foi regente do Coral da UEPG e também foi autor de um projeto pioneiro no país, que ofertava o Canto Coral como disciplina de Prática Desportiva e de Lazer no projeto pedagógico da Universidade. A graduação em Música na UEPG, criada em 2002, era um sonho do professor, e sua biblioteca leva o nome do maestro e regente. Gabriel de Paula Machado faleceu aos 93 anos, em 31 de agosto de 2017.

da UEPG