Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Concurso para anteprojeto arquitetônico do Mercado Municipal de PG escolhe ganhador

2021-12-10 às 17:21

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), anunciou nesta sexta-feira (10), o anteprojeto arquitetônico vencedor para o Mercado Municipal. O autor do projeto, Henrique Wosiack Zulian, é ponta-grossense, mas atua em Curitiba. Zulian concorreu com outros 11 projetos que foram produzidos por profissionais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a definição do anteprojeto é um importante passo no processo de concessão e revitalização do Mercado Municipal de Ponta Grossa. Segundo ela, é prioridade para a Administração Municipal lançar o edital ainda no primeiro trimestre de 2022. “A Prefeitura trabalha para dar a devida finalidade e valor para uma área tão importante para a cidade e para sua memória. Solicitei celeridade na confecção do edital de concessão do Mercado Municipal, pois a meta é inaugurar a nova edificação em 2023, ano em que Ponta Grossa completará 200 anos”, disse Elizabeth.

O secretário José Loureiro Neto explica que o concurso contou com 12 projetos inscritos, como também, que o 1º lugar receberá o prêmio de R$ 25 mil, enquanto o 2º lugar receberá R$ 10 mil. Além disso, que todos os profissionais inscritos receberam certificados pela participação. “A seleção foi criteriosa. Em virtude disso, temos a certeza que o anteprojeto vencedor terá condições de agregar de maneira técnica e sustentável para o edital de concessão, de forma a garantir o conforto dos usuários, sem esquecer os quesitos estéticos que tenham relação com a cidade, sendo convidativo para a população e visitantes”, aponta.

Fizeram parte da Comissão de avaliação engenheiros e arquitetos representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PG), Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa (AEAPG), da Unopar e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Após a análise dos projetos, a Comissão declarou Henrique Wosiack Zulian, como o vencedor do concurso e em segundo lugar Julia de Faveri, ambos arquitetos. Entre os concorrentes, quatro eram de Ponta Grossa, quatro de Curitiba, um de Londrina, um de Santa Maria (RS), um de Florianópolis (SC), e um do município de Piedade (SP).

A Comissão do concurso avaliou como quesitos a qualidade arquitetônica e clareza do projeto; a integração com os naturais do local e entorno imediato; com a integração urbana, mobilidade e acessibilidade; com as soluções de conforto térmico, eficiência energética e aproveitamento de águas pluviais, demais tecnologias para um prédio sustentável; a funcionalidade e atendimento ao programa de necessidades do espaço; sustentabilidade; a exequidade, economia e viabilidade técnicas-construtiva; aspectos plásticos, éticos e estéticos do projeto; e a contextualização com a história do equipamento público, seu tipo de uso, bem como a contextualização com a cidade de Ponta Grossa.

 

Sobre o edital do anteprojeto

De acordo com o edital do anteprojeto, a uma licitação ocorreu na modalidade concurso, do tipo melhor técnica, que embasará o processo de concessão de direito de exploração de uso comercial para a construção do novo Mercado Municipal Prefeito José Hoffmann.

O anteprojeto arquitetônico contempla até cinco pavimentos. Segundo o edital, a área de estacionamento poderá ser executada em dois pavimentos, com 250 vagas para carros, 30 para motos e 30 para bicicletas. Já a área de comercialização e área de entretenimento poderá ter de dois a três pavimentos. Para os estandes do mercado devem ser destinados cerca de 180 espaços, incluindo área para praça de alimentação com no mínimo de 14 espaços entre lanchonetes e restaurantes, bem como local para entretenimento, com um centro de convenções.

da Assessoria. Fotos: Divulgação