O Carnaval está chegando e as maiores comemorações realizadas no Paraná já têm datas e programações divulgadas. Neste ano, a folia é comemorada oficialmente a partir do próximo sábado (1º de março) até a terça-feira (4). O Carnaval de Curitiba e as folias do Litoral são as festas com maior destaque, com expectativa de atrair muitos visitantes e turistas.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a Rodoviária da Capital deve ter um movimento 10% maior neste ano em relação ao mesmo feriado de 2024, com previsão de 41 mil embarques e 34 mil desembarques no período. A expectativa é de que já na quinta-feira (27) aconteçam 9 mil embarques, enquanto na sexta-feira (28) devem deixar Curitiba 18,5 mil pessoas.
Confira as tradicionais manifestações de rua, os blocos, trios elétricos, desfiles alternativos e as folias tradicionais, todas encontradas nas ruas curitibanas e nos balneários do Litoral:
Capital
No ano passado, o Carnaval de Curitiba reuniu cerca de 40 mil pessoas nos dois dias de festa. Neste ano, a folia vai tomar conta da região central no sábado e domingo (.º e 2). A festa terá desfiles e brincadeiras na Rua Marechal Deodoro, além de dez escolas de samba – cinco do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso – que apresentarão ao público seus enredos em busca do título de campeã.
No sábado, o Carnaval Nerd, evento que reúne fãs da cultura geek, tem concentração a partir das 11h, na Praça Zacarias, de onde blocos de personagens de séries, filmes, HQs e animes seguirão em desfile até a Rua Dr. Faivre. No local, um palco será montado para apresentações, concurso de cosplay e atividades interativas.
À tarde, a folia segue com o baile infantil, das 14h às 17h. A partir das 18h, começam as apresentações dos blocos carnavalescos, aquecendo o público para o desfile da noite. A partir das 21h10, o Grupo Especial das escolas de samba da capital paranaense entra na avenida. Quem abre o desfile é a Leões da Mocidade, seguida por Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e, encerrando a noite, Acadêmicos da Realeza, que desfila por volta de 1h50.
No domingo, a programação começa ao meio-dia com a Marcha Zombie Walk, tradicional desfile de “mortos-vivos” e personagens ligados ao gênero do terror. O encontro parte da Boca Maldita e segue pela Rua XV de Novembro, finalizando na Praça Santos Andrade, onde haverá shows de bandas curitibanas. A expectativa é atrair um público de mais de 20 mil pessoas.
Na Avenida Marechal Deodoro, o Baile Infantil retorna das 15h às 17h, seguido pelo desfile dos blocos carnavalescos a partir das 19h. Às 21h45, o Grupo de Acesso inicia seu desfile por meio das escolas de samba, com apresentações que seguirão madrugada adentro, com previsão de encerramento às 2h20.
Litoral
Ainda com informações da Prefeitura de Curitiba, o Litoral do Paraná é o principal destino das pessoas que vão passar pela rodoviária da Capital durante o Carnaval, com 35% dos embarques. Nas praias, opções para aproveitar a feriado e os festejos carnavalescos não faltam.
Matinhos dá o seu Grito de Carnaval nesta quarta-feira (26), as 17h, na Casa da Cultura, localizada no Calçadão Central. No mesmo local, na sexta-feira (28), acontece a Folia de Boi Mamão a partir das 16h. Enquanto no sábado, domingo e segunda-feira acontecem concentrações de blocos, bandas, fanfarras e folias tradicionais.
No município de Antonina acontece uma das festas mais tradicionais do Paraná. Na sexta-feira (28) acontece a partir das 21h a Abertura Oficial do Carnaval de Antonina 2025, seguido por blocos, fanfarras, bailes e atrações musicais. No sábado e domingo acontecem desfiles de blocos carnavalescos tradicionais, escolas de samba, trios elétricos e bailes. Enquanto na segunda e na terça-feira a programação conta com bailes adultos e infantis, corridas, concursos de fantasias e grandes shows de artistas nacionais.
Em Morretes, a festa acontece de 1º a 4, com celebrações às margens do Rio Nhundiaquara. No sábado e domingo, a partir das 15h, estão previstas apresentações de 13 blocos e bandas carnavalescas. Na segunda-feira acontecem mais saídas de escolas de samba e apresentações musicais, além de blocos tradicionais, como o curitibano Garibaldis e Sacis. Na terça-feira, a folia é marcada por blocos infantis e shows.
Pontal do Paraná reúne DJs, blocos e bandas, que animam o público em cinco balneários (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul), de 1.º a 4 de março. A programação conta com três trios elétricos que passam pelos balneários, um palco fixo em Santa Terezinha e matinês distribuídas pelas praias.
Em Guaratuba, de 28 a 4 de março, quatro palcos estarão espalhados pela Avenida 29 de abril, com música e festa. Enquanto a Praça dos Namorados vai ser palco de uma extensa programação no sábado, com o Boi de Mamão, Grupo de Violeiros, ensaios abertos de escolas de samba, apresentações de capoeira, projetos sociais, DJs e demais apresentações. A festa no município encerra na terça-feira, com o Carnaval infantil no Palco Sunset, a partir das 16h.
Paranaguá celebra a folia do com o Carnailha, na terça-feira (4), a partir das 16h, na Ilha dos Valadares. Enquanto Guaraqueçaba promove suas comemorações no sábado (1), com o Baile da Ilha Rasa, a partir das 20h.
Outros
Para quem busca atrações diferentes, ou ainda, programações em outras regiões do Estado, opções não faltam. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – separaram outras folia, alternativas ou tradicionais, para acompanhar o Carnaval paranaense.
da AEN