Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Conheça a cerveja produzida em PG em parceria com o Mosteiro da Ressurreição

2021-08-25 às 16:30

Em parceria com o Mosteiro da Ressurreição, A Cervejaria Strasburger acaba de lançar a sua mais nova cerveja, no estilo Belgian Tripel, batizada como Abadia da Ressurreição. O estilo foi comercializado pela primeira vez em 1932, sendo que a história mais aceita entre os estudiosos é que o termo Tripel está ligado à quantidade de malte com açúcares fermentáveis presentes na produção. Mais insumos, nesse caso, é sinônimo de uma cerveja mais densa e alcoólica. As abadias belgas passavam a água pela caldeira de mostura três vezes, usando os mesmos grãos, o que gerava cervejas de intensidade alcoólica e sabor diferentes. A primeira passagem gerava a Tripel. Outra explicação sobre a origem do nome Tripel, remete à marcação de barris nas antigas adegas, para indicar a potência alcoólica das cervejas. Nos locais de guarda, utilizavam-se cruzes de ferro coladas nos barris, com uma, duas ou três hastes (para marcar as Tripels).

Atualmente, o estilo Tripel é um dos estilos de cerveja mais populares da Bélgica, com centenas de versões produzidas mundo afora, a Tripel tem como protagonistas o malte e a levedura. A qualidade e o tipo dos grãos escolhidos vão ser responsáveis pela coloração atraente que pode variar do dourado ao âmbar-claro. Essa cerveja tem um dulçor aparente, que remete a mel e cereais, mas sem exageros. No aroma e sabor apresenta alguns toques cítricos, florais e frutados, dando um gostinho de laranja, limão, pêra e banana. Possui alto teor alcoólico, com variação entre 7,5% e 9,5%.

Tripel Abadia da Ressurreição – O Cervejeiro Hans Strasburger, dedicou-se com extremo esmero para recriar o histórico estilo de cerveja com assinatura de tamanho significado para os Campos Gerais. “Meu objetivo foi de traduzir essa característica que tanto diferencia o estilo. A Abadia da Ressureição é uma cerveja forte, com teor alcoólico próximo aos 8,5%, especialmente produzida em tanques abertos, que proporcionam características ainda mais fieis ao estilo, tais como os fenólicos e esteres. Também é utilizado nessa receita o candy sugar, que ajuda a formar o corpo e acentuar as características desse estilo. Com Amargor equilibrado essa cerveja dispensa comentários e merece muito a atenção dos apreciadores de Tripel.” Explica o cervejeiro.

O estilo Tripel está na família Strasburger desde que Jan Strasburger, patriarca da família teve contato com os diversos estilos de cerveja no curso de Mestre Cervejeiro Diplomado na Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Seus conhecimentos repassados aos filhos e guardado em cadernos de receitas como relíquias, trazem a presença do pai de Hans, sempre que há o aquecimento das caldeiras para o início da produção de suas cervejas na Strasburger.

Abadia da Ressurreição – A história Monástica da cidade inicia em 1981 quando um grupo de 10 Monges vieram à cidade e iniciaram a construção do primeiro mosteiro em Vila Velha, próximo dos famosos arenitos de Pedra, anos depois um Monastério maior e com estrutura condizente à vida de silêncio e oração foi erguido na região rural, cerca de 12km da cidade, onde desde 1997 foi reconhecido como Abadia.

Os monges sobrevivem exclusivamente de seu trabalho e das doações recebidas. Um dos grandes trabalhos dos Monges é a fabricação de velas litúrgicas e decorativas além de pães, bolos e bebidas fermentadas, como licor de frutas da estação . “A parceira com a Abadia da Ressurreição, é uma forma de homenagear a história monástica dos Campos Gerais e junto com isso, valorizar e auxiliar na sobrevivência do Mosteiro. O produto terá comercialização exclusiva e limitada e será vendido no Bar anexo a Cervejaria e no Mosteiro, além do e-comerce da Strasburger” explica Hans Strasburger.

Serviço: Cerveja Abadia da Ressureição – estilo Belgian Tripel – volume: 550ml – teor Alcóolico – 8,5%
Comercializada e produzida por Cervejaria Strasburger www.cervejasstrasburger.com.br

da assessoria