Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024

Conjunção entre a Lua, Júpiter e Saturno acontece nesta semana; entenda o fenômeno

2021-08-18 às 12:03
Foto: Reprodução/Arquivo

Nas noites entre sexta-feira (20) e domingo (22), será possível observar a Lua ‘próxima’ de Saturno e Júpiter no céu. O fenômeno, chamado conjunção, será observado a partir do horizonte leste, logo ao anoitecer. Na primeira noite, a Lua estará (por um efeito de perspectiva para um observador da Terra) à direita de Saturno, na seguinte, entre Saturno e Júpiter, e, no 22, um pouco abaixo de Júpiter.

Nessas noites teremos fenômenos interessantes, que vale a pena acompanhar. Esses planetas estarão muito brilhantes contra o fundo do céu. No dia 19, às 21h, Júpiter estará em oposição, o que significa dizer, do lado oposto ao Sol (também do ponto de vista de um observador da Terra) como ocorreu com Saturno no início do mês, no dia 2.

Considerando as órbitas dos dois planetas, nessa época eles ficam mais próximos da Terra. Um observador deve considerar que, quando o Sol se põe no oeste, às 17h52 no horário de São Paulo, Júpiter nasce no leste, quase no mesmo horário. Na noite do dia 22 a fase da Lua será Cheia, e ela também nascerá no leste.

Também no começo dessa noite, no oeste, será possível observar, a menos que o céu esteja encoberto por densas nuvens, algo improvável no inverno: o planeta Vênus, também muito brilhante. Ele estará, por volta das 19h10, na mesma altura de Júpiter em relação ao horizonte.

A observação dessas passagens combinadas de Lua e planetas brilhantes como Júpiter e Saturno é importante na sensibilização e desenvolvimento de interesse pelos movimentos no céu, em especial para crianças que poderão desenvolver, desde cedo, atração pelos fenômenos celestes.

do Olhar Digital