Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024

Contações de histórias levam acessibilidade e estímulo crítico para escolas de PG

2024-12-16 às 10:36

O projeto “Viajando pelo reino encantado”, de autoria da escritora Dione Navarro e produção da Editora ABC Projetos Culturais, teve sua série de contações de histórias finalizada na última quarta-feira (11), na Escola Municipal Prefeito José Hoffmann, em Uvaranas.

Com o uso de elementos visuais e sonoros para enriquecer as narrativas e oferecer acessibilidade a possíveis estudantes com baixa visão, Dione levou suas contações a alunos de escolas públicas de regiões periféricas de Ponta Grossa. Foram dez apresentações em cinco instituições de ensino entre os dias 13 de novembro e 11 de dezembro; ao todo, mais de 600 estudantes do ensino fundamental ouviram histórias já publicadas pela escritora, como os contos de “O mistério do pote amarelo” e “A galinha que queria ser perfumista” e as poesias de “Cambalhotas de versos”.

As contações abordaram temas importantes como discriminação, bullying, preservação ambiental e hábitos saudáveis, e contaram com declamações e interpretações cênicas, despertando a imaginação e estimulando as crianças a valorizar suas próprias aptidões. Ao final de cada contação, Dione perguntou aos alunos quais lições tiraram das histórias, motivando-as a desenvolver interpretações próprias e a demonstrar que compreenderam as mensagens dos contos.

“Contar histórias sempre é uma vivência com cada público, seja adulto ou infantil, mas todas as idades têm uma coisa em comum: adoram viajar pelo mundo do lúdico e imaginário”, afirma a autora, que ainda descreve cada oficina como “uma experiência única”.

Projeto terá quatro livros publicados

As oficinas são uma contrapartida do projeto aprovado no edital 009/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná. Ele prevê a publicação de quatro obras infantojuvenis da autora: “Rodopiando”, “Xeretinha, a joaninha curiosa”, “O reino das portas fechadas” e “O livro de pedra”, com produção da Editora ABC Projetos Culturais. Com tiragem de mil exemplares cada, as obras terão acessibilidade para pessoas com baixa visão.

“Trata-se de um projeto que pensa a leitura e a literatura como direito de todos. São quatro livros trabalhados a partir da perspectiva do leitor de baixa visão ou com deficiência visual, convidando-o a se integrar nos mundos fantásticos criados pela autora Dione Navarro, que falam sobre o respeito, a inclusão e o potencial de cada pessoa”, afirma Alessandra Bucholdz, diretora da Editora ABC.

Ampliação da acessibilidade

A iniciativa do projeto surgiu pelo convívio voluntário de Dione com crianças cegas ou com alguma deficiência visual na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI), onde realiza contações todas as terças-feiras. A escritora obteve inspiração e motivação graças ao interesse dos pequenos por novas histórias contadas, já que possuem acesso a poucos livros com acessibilidade adequada.

Seu último livro infantil publicado, “A galinha que queria ser perfumista”, foi traduzido para o braille, o que proporcionou um envolvimento pessoal da autora ainda maior com o público deficiente visual.

“Para mim sempre é gratificante [realizar contações], porque vejo no brilho de cada olhar o mesmo brilho dos olhos dos meus netinhos quando viajam pelo mundo da imaginação. Que bom que essas crianças, apesar do celular, ainda acreditam em encantamentos”, finaliza Dione.

da assessoria