Documentário ‘Teuto-Princesinos’ mostra a cultura alemã presente em Ponta Grossa | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Documentário ‘Teuto-Princesinos’ mostra a cultura alemã presente em Ponta Grossa

2023-11-14 às 11:51
Foto: D’Ponta News

O professor de alemão Newton Schner Jr. esteve no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região e 92,9 para Telêmaco Borba), nesta terça-feira (14) para falar sobre o lançamento do documentário ‘Teuto-Princesinos’.

Leia os principais pontos da entrevista:

O documentário, produzido pelo professor juntamente com Yuri Marcinik, terá sua primeira exibição nesta terça-feira (14), no Centro de Línguas Germania, às 20h, e tem entrada gratuita. O conteúdo traz “testemunhos das contribuições da imigração alemã para a formação de Ponta Grossa”, segundo Newton, e conta a história de três famílias de origem alemã, naturalizadas no município. A ideia, de acordo com o professor, é “não deixar passar em vão a presença de uma comunidade tão forte, que ajudou a criar tantas coisas em Ponta Grossa e na região”, declara.

Sobre a presença da cultura alemã na cidade, ele diz que ainda é possível identificar alguns traços, apesar do desaparecimento arquitetônico. Uma das ruas principais do município, a Jacob Holzmann, leva o nome de um alemão, maestro e pioneiro do jornalismo em Ponta Grossa. Além disso, o tradicional bolo ‘cuca’ ou ‘cuque’ tem origem na palavra alemã ‘Streuselkuchen’. O rollmops, encontrado apenas na região sul do Brasil, também é herança da imigração que passou por aqui. Além de ser comum encontrar famílias com sobrenomes Koch, Schimidt, Strasburger, entre outros de origem germânica. “Essa influência se reflete no dia a dia”, afirma o professor.

Coincidindo com a época da Münchenfest, tradicional festa alemã que já está na sua 32ª edição, Newton conta que a palavra ‘vina’, usada para designar salsicha, e conhecida apenas na região, tem origem na variação da palavra alemã ‘Wienerwurst’, sendo ‘wiener’, Viena e ‘wurst’, salsicha, desta forma referindo-se a ‘salsicha de Viena’.

Serviço

Exibição do documentário ‘Teuto-Princesinos’
Local: Centro de Línguas Germania (Avenida Anita Garibaldi, 741, Órfãs)
Horário: 20h
Entrada gratuita

Confira a entrevista na íntegra: