Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

D’P Cultura: Casa Cantante, Para crianças de zero a 118 anos

2022-08-25 às 13:07

Com shows formados por repertório autoral, cantigas de roda e clássicos da MPB, Banda Casa Cantante leva encanto para crianças e adultos em aniversários, escolas, praças e eventos

Por redação

“Superfantástico amigo, que bom estar contigo no nosso balão. Vamos voar novamente, cantar alegremente mais uma canção.” Garanto que você, leitor, está com a melodia dessa canção na cabeça enquanto continua lendo. E, muito provavelmente, associou a canção a alguma passagem ou lembrança da infância. São essas boas recordações que a Banda Casa Cantante, formada pelos músicos e professores ponta-grossenses Juliani Ribeiro e Joãozinho, busca inspirar no seu público.

“A música é capaz de criar memórias afetivas que nos acompanham para a vida toda. Sejam as cantigas de ninar, a música que os nossos pais ouvem em casa ou no carro, as canções que são tocadas na escola, os jingles da publicidade ou as cantigas de roda, tudo isso fica marcado”, conta Joãozinho. “Assim como a música da Turma do Balão Mágico marcou diversas gerações, nós também buscamos criar canções que conversem diretamente com as crianças, independente da idade. Sempre começamos nosso show falando que fazemos música para crianças de zero a 118 anos”, complementa Juliani, que é também pedagoga.

Os shows são realmente para crianças de todas as idades, pois inclui repertório autoral, cantigas de roda e clássicos da MPB, como “Anunciação”. “Normalmente, no começo do show, o público está tímido. Mas logo na segunda ou terceira música as crianças e os adultos já estão cantando, brincando e se divertindo juntos. É esse o nosso objetivo: usar a música para fortalecer os laços e oferecer a oportunidade de as famílias colecionarem boas lembranças. É sempre muito mais do que música”, comenta Juliani.

A banda faz shows em aniversários, escolas, praças e eventos, e tem ganhado destaque por onde passa. No começo deste ano, lançaram o seu primeiro CD físico, “Músicas para Cantar e Brincar”, com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE) e patrocínio da Copel. Para divulgar o álbum, realizaram oito shows abertos ao público, passando por praças de sete cidades do Norte Pioneiro e encerrando a turnê no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa. Foram produzidos 3 mil CDs (na Zona Franca de Manaus), todos distribuídos gratuitamente nos shows e também para as secretarias municipais de Educação dos 399 municípios do Paraná. Além do disco, foi produzido um encarte, ilustrado pelo artista Alisson Nascimento, com as letras das músicas e sugestões de atividades pedagógicas a partir das canções, para uso dos professores e das famílias.

“Para a gente, foi uma alegria e uma responsabilidade imensa poder realizar esse trabalho e mostrar a nossa música para todo o Paraná. A nossa vontade é estar sempre no palco, levando alegria e bons momentos para o público”, finaliza Joãozinho.

DP Serviço

O álbum pode ser ouvido nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer e Apple, por exemplo) e no YouTube. Mais informações, letras, playbacks e sugestões pedagógicas estão disponíveis no site www.bandacasacantante.com.br. Para contratação para festas, aniversários e eventos, basta entrar em contato pelas redes sociais @bandacasacantante ou pelo WhatsApp (42) 99999-8288.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #290 Agosto de 2022.