Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Em comemoração aos 80 anos de atividades, Biblioteca Pública de PG recebe doação de 200 livros novos

2020-11-11 às 14:46

Nesta terça-feira, 10 de novembro, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei comemorou seus 80 anos de atividades. E o presente veio da melhor forma possível: a doação de 200 livros novos, que muito em breve serão incorporados ao acervo para empréstimo gratuito. O repasse foi feito pelo projeto Pró-Biblioteca 2018-2020, que usa recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com curadoria da L&PM Editores e patrocínio da concessionária Caminhos do Paraná. 

“Hoje tivemos uma coincidência muito feliz. Exatamente no dia em que a Biblioteca Pública está celebrando 80 anos, recebemos uma doação muito rica do projeto Pró-Biblioteca. É muito bom sentir esse cheiro de livros novos, que vão complementar nosso acervo”, destacou o bibliotecário Carlos Roberto Hernandez. 

Foram doados 200 títulos de referência publicados pela L&PM Editores, desde infantis e infanto-juvenis a literatura em geral, contemplando leitores de todas as idades. Entre os títulos há obras clássicas da literatura brasileira e estrangeira, além de coleções (Hagar, Snoopy e Peanuts, por exemplo) e biografias. 

“Nós, bibliotecários juntamente com a equipe da biblioteca, vamos fazer o possível e o impossível pra realizar com agilidade o processamento técnico desse material, cadastrá-los no sistema e etiqueta-los, para que quando a unidade retornar às atividades normais nossos leitores possam degustar dessas obras, tão maravilhosas”, afirmou Carlos. Atualmente a Biblioteca está apenas com trabalho interno, por conta das medidas de segurança sanitária. 

“Agradecemos a todos que sempre nos apoiam e torcem pela Biblioteca Pública, como polo de difusão e disseminação da leitura, da cultura e do saber”, completou a bibliotecária Bruna Bonini. 

História 

A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, administrada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, foi inaugurada no dia 10 de novembro de 1940, criada a partir de um decreto federal que estabelecia que toda cidade deveria possuir uma biblioteca pública. Em Ponta Grossa o primeiro local que abrigou a Biblioteca foi uma sala cedida no prédio da própria prefeitura. No decorrer dos anos, a unidade mudou-se diversas vezes, em um total de 11 locais. Desde dezembro de 2012 está sediada em um imóvel construído especificamente para abrigar o acervo e atividades da Biblioteca, sendo referência para todo o Paraná. Atualmente possui aproximadamente 85 mil materiais entre livros, revistas, periódicos científicos, fitas de vídeo, CDs, DVDs, discos de vinil, entre outros. Em 2019 integrou o programa Conecta Biblioteca, conquistando o 1º lugar nacional por conta das atividades de inovação desenvolvidas ao longo do ano, voltadas especialmente ao incentivo da participação do público jovem. 

Da Assessoria