há uma hora
assessoria

Está de passagem por Ponta Grossa a jornalista austríaca Alexandra Allover que percorre o Brasil fazendo reportagens e também escrevendo sobre a cultura brasileira. Nascida em Graz, na Áustria, Alexandra resolveu há cinco anos desenvolver um projeto na América do Sul com intenção de produzir material jornalístico para escrever sobre a cultura sul americana. Com base no Paraguai, ela tem viajado por vários locais, procurando conhecer mais das comunidades que visita. Além de escrever sobre suas experiências na América do Sul, Alexandra produz vídeos sobre as culturas e locais que visita para seu canal no You Tube: “Venho viajando pela América do Sul desde 2020, compartilhando impressões pessoais sobre a vida aqui e coletando histórias de diversos locais e expatriados. Completei um certificado em jornalismo e estou ativamente envolvida em relatar e escrever sobre a vida na América do Sul. Meu objetivo é fornecer histórias jornalísticas da vida real por meio do meu blog e memórias de viagem”.
Atualmente está percorrendo o sul do Brasil. Na sua passagem por Ponta Grossa já teve a oportunidade de conhecer Terra Nova em Castro e agora, nesta quarta-feira, 26 de novembro, irá participar de uma conversa cultural na Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke, da Academia de Letras dos Campos Gerais. Na ocasião os participantes poderão conhecer a jornalista, que irá discorrer sobre suas experiências e expectativas no Brasil, e, agora, nos Campos Gerais. Será um encontro cultural em que a jornalista terá contato, também, com as letras dos Campos Gerais.
Como tem visitado diversas comunidades de origem germânica no sul do Brasil, será uma oportunidade de conhecer mais sobre os Campos Gerais, sobretudo das regiões onde a imigração alemã foi mais intensa (como Palmeira, Castro, Witmarsum e áreas rurais de Ponta Grossa). E conhecer sobre autores regionais que ajudaram a formar uma visão singular dos Campos Gerais — um olhar que combina rigor descritivo, sensibilidade para a vida rural e o cotidiano nas colônias, memórias da travessia que moldaram a região e uma profunda valorização das raízes. Uma camada importante dentro da identidade múltipla da região.
Serviço:
Data: 26 de novembro de 2025, às 14h.
Local: Biblioteca Paranista Eno Teodoro Wanke
Edifício Boulevard Center, rua XV de Novembro, 512 – Ponta Grossa