Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Escritora de Carambeí é nomeada acadêmica da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul

2024-05-22 às 13:21
Foto: Divulgação

A escritora e professora Carol Oliveira, natural de Ponta Grossa e residente em Carambeí, acaba de ser nomeada acadêmica efetiva da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul (ABARS). Este reconhecimento destaca seu talento literário e sua contribuição para a cultura paranaense. A premiação aconteceu no início de maio.

Cogitou-se a possibilidade de o evento ter sido cancelado por conta das fortes chuvas do Rio Grande do Sul, porém, muitos escritores e diversas regiões do Brasil e também de outros países, já estavam na capital gaúcha. Então, o evento aconteceu de forma presencial e de forma remota (online). Carol Oliveira, esteve presente no dia do evento.
A escritora é uma figura respeitada nos Campos Gerais, exerce a profissão de professora de ensino fundamental em Carambeí. Sua trajetória na educação é marcada pela dedicação e inovação, refletindo seu compromisso com o desenvolvimento cultural e intelectual de seus alunos.

A nomeação de Carol Oliveira como acadêmica efetiva da ABARS é um reconhecimento de sua trajetória e uma reafirmação de seu papel na promoção da literatura e da cultura brasileira. A Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, fundada para integrar escritores e artistas do Brasil e do mundo, tem como objetivo divulgar as obras de seus associados, promovendo a memória cultural brasileira e incentivando o desenvolvimento de novos projetos literários e artísticos.

Carol Oliveira expressou sua alegria e gratidão pela nomeação, “Ser parte da ABARS é um sonho realizado. Acredito que a arte e a literatura têm o poder de transformar vidas, e espero contribuir para essa missão com meu trabalho e minha paixão”.

Com essa nomeação, Carol Oliveira junta-se a um seleto grupo de artistas e escritores que trabalham incansavelmente para promover a cultura e a arte, reafirmando seu papel como uma voz influente e inspiradora na literatura paranaense e brasileira.

Sobre a escritora

Além de sua atuação como educadora, Carol tem se destacado no cenário literário. Recentemente, ela conquistou o terceiro lugar no II Prêmio Fanzine de Literatura, competindo com poetas e escritores de todo o Brasil. Na 40ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Carol lançou “Cartas para Lysca”, um romance educativo que vem encantando leitores de todas as idades. Sua obra também tem ganhado reconhecimento internacional, com publicações em sites e blogs de Portugal e a conquista do prêmio de Melhor Poema no SAC – Salão Internacional de Artes em Madrid, Espanha.

Confira a poesia da escritora

Aonde está o meu coração?

Voltar para casa
Encontrar seus familiares
Para muitos não há mais casa
Palavras ou realidades?

O que dizer
De tamanha catástrofe
E se doer
Ah se o tempo voltaste

Enquanto
Seus pampas viram lagos
Aguento
Bem forte desabrigados

Refletindo minhas histórias
Respiro fundo
Até que tudo vire memória
Quero voltar para o meu mundo

Não paro um instante
Minha mente corre como um gigante

Precisa de tempo
Pra água baixar
Não adianta se apressar
Mas eu não aguento
Só quero recomeçar.

da assessoria