O Festival Araucária dos Campos Gerais, organizado pelo Coletivo Araucária (Ponto de Cultura), confirma a presença do cineasta paranaense Marcos Jorge e da produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes, como atrações principais do evento, que acontecerá entre os dias 2 e 8 de junho. O festival é realizado via Lei Paulo Gustavo em Ponta Grossa.
Marcos Jorge é diretor, roteirista e curador do Cine Passeio, em Curitiba. Ganhou notoriedade com o longa-metragem Estômago, considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos e o mais premiado no biênio 2008–2009, com 39 prêmios, sendo 16 internacionais. “A presença de Marcos Jorge reafirma o compromisso do festival com a valorização do cinema paranaense e sua capacidade de dialogar com o público local”, destaca Alisson do Nascimento, artista visual e produtor audiovisual do evento.
Atualmente, Marcos Jorge e Claudia da Natividade estão trabalhando na produção do novo longa A Arte do Roubo, estrelado por Débora Nascimento, Carla Diaz e Reynaldo Gianecchini. Segundo Camila Bourguignon de Lima, curadora do festival, a escolha dos convidados busca proporcionar espaços de aprendizado e reflexão crítica sobre o cinema no estado. “São profissionais com décadas de atuação no audiovisual paranaense, com amplo conhecimento do mercado e uma trajetória consolidada”, complementa.
A programação do Festival Araucária inclui oficinas e mostras fechadas em escolas públicas de Ponta Grossa, uma oficina aberta com o produtor Bruno Costa, além de mostras abertas ao público e bate-papos com realizadores. A diretora do festival, Larissa Clausen, adianta que “o grande dia do festival será o domingo, 8 de junho, quando Ponta Grossa respirará cinema das 15h às 20h. Além das exibições dos filmes selecionados, o público poderá participar de conversas com nomes importantes do cinema paranaense e curtir uma apresentação musical da banda Tramandaí. Haverá ainda a premiação das mostras Pinhão (Campos Gerais), Galhos Verticais (Paraná) e Floração (Brasil)”.
As mostras abertas e o bate-papo com Marcos Jorge e Claudia da Natividade acontecerão no Cine PG (antigo Centro de Cultura). Segundo Angelo Rocha, jornalista do projeto, o Festival será o primeiro evento de cinema no novo formato do espaço. “Um novo espaço de exibição em Ponta Grossa garante a circulação de conteúdos audiovisuais diversos, abre espaço para o cinema nacional, produções independentes, filmes locais, documentários e mostras temáticas”, explica.
da assessoria