Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Festival Internacional de Londrina (FILO) 2023. Os interessados em aprender sobre as artes da performance, da manipulação de formas animadas e da palhaçaria, têm até o dia 14 de junho para se inscrever pelo e-mail [email protected].
Serão ofertadas quatro oficinas: “E a Palhaçaria, o que seria?”, com Esio Magalhães – o Palhaço Zabobrim (Campinas/SP); “El Cuerpo en Acción: Direcciones para una Cartografía Personal”, com Violeta Luna (México); “Práticas Performativas Feministas”, com Nina Caetano (Ouro Preto/MG); e “Para orbitar um corpo”, com Carolina Garcia – Cia 4 Produções (Morro Reuter/RS).
Para participar da seleção, os interessados devem enviar uma carta de intenção (até 2.000 caracteres) ou vídeo/áudio (de até 2 minutos), explicando o interesse na atividade, e um breve currículo. As vagas são limitadas e a idade mínima para participar é 16 anos.
O FILO 2023 começa no dia 17 de junho, e os ingressos para os espetáculos estão à venda pelo site www.filo.art.br e também direto pela plataforma www.sympla.com.br/produtor/filo, por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).
Durante 16 dias, Londrina terá uma agenda repleta de teatro, dança e circo com espetáculos do Brasil e representantes das Américas, Europa e África. No total, serão 40 apresentações em teatros, ruas e praças da cidade. A programação traz espetáculos para públicos variados de todas as idades. E também apresentações com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A programação prossegue até 2 de julho e pode ser conferida no site do Festival. O FILO tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O evento é realizado pela Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (Aspa) e possui apoio da Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc, Grupo Midiograf , Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, SANEPAR/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural.
Programação das oficinas:
E a Palhaçaria, o que seria?
Com Esio Magalhães – o Palhaço Zabobrim (Campinas/SP)
Dias 20 e 21.6 | Das 9 às 12h | Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
El Cuerpo en Acción: Direcciones para una Cartografía Personal
Com Violeta Luna (México)
Dias 20 e 21.6 | Das 10 às 13h | Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52)
Práticas Performativas Feministas
Com Nina Caetano – (Ouro Preto/MG)
Dia 22.6 | Das 8h30 às 12h30 | Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
Para orbitar um corpo
Com Carolina Garcia – Cia 4 Produções (Morro Reuter/RS)
Dia 23.6 | Das 9 às 12h | Vila Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155)
da assessoria