Domingo, 19 de Maio de 2024

Fotos históricas do Olinda Esporte Clube chegam ao acervo do Museu Cenas

2024-02-16 às 13:23
Fotografia do primeiro elenco do Olinda Esporte Clube, criado em 20 de novembro de 1922, pelos trabalhadores da Serraria Olinda. Na ocasião da partida registrada na imagem, o time pontagrossense venceu o Commercial por 4×1. Na foto estão: Mario Dias, Gy, Andronino e “Pé de Ferro”. Demais homens, não identificados.

Entre jogos oficiais e amistosos, existe uma história centenária que marca a trajetória de um dos times de futebol mais tradicionais do Paraná, o Olinda Esporte Clube. Parte dessa história pode ser vista agora no acervo online do Museu Cenas de Ponta Grossa, que passou a contar com um álbum exclusivo para o clube verde e branco, que completou 100 anos em 2022. As 97 fotografias, muitas delas inéditas, trazem registros da primeira formação do time esportivo, partidas amistosas, títulos e imagens do Estádio André Mulaski, em Olarias. O público pode acessar as imagens clicando aqui.

As fotografias foram disponibilizadas pelo atual presidente do clube, Ricardo Guandeline, e passaram por um processo de curadoria, digitalização e catalogação pela historiadora Vitória Gabriela de Oliveira. Entre as imagens disponíveis, o acervo do Olinda Esporte Clube conta com uma linha do tempo que cobre desde as primeiras imagens da escalação de 1923, um ano após a sua fundação, até as comemorações do centenário em 2022. O acervo também traz registros dos barracões da Serraria Olinda, da família Klüppel, ao lado do Estádio André Mulaski, onde surgiu o time ponta-grossense. O clube, que é conhecido como ‘Periquitos de Olarias’, conquistou diversos títulos em sua trajetória, inclusive o de vice-campeão do Campeonato Paranaense de 1935, disputando a final com o Coritiba.

Segundo Ricardo, essa é a primeira vez que o acervo do time é exposto de forma quase completa e que a solicitação de deixar as imagens disponíveis de forma aberta e gratuita é importante para “manter viva a história centenária do clube. Geralmente, as histórias caem no esquecimento, mas agora não mais”. Outro ponto importante é a valorização e a preocupação de um time que também tem sua fundação no movimento dos trabalhadores da cidade, o que é possível ser observado nas fotografias. “Todas as imagens são importantes, pois cada uma conta uma história diferente que precisamos relembrar sempre. Ficamos muito felizes pelo trabalho feito pelo Museu”, afirma.

O projeto Museu Cenas de Ponta Grossa tem direção geral de Alessandra Bucholdz, da ABC Projetos Culturais, e direção executiva de Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos. Para a historiadora Vitória Gabriela, ter um acervo como esse disponível de forma gratuita e aberto para todos é importante porque valoriza não somente a cultura do esporte na cidade, mas também apresenta um time que muitas vezes não é reconhecido pelos moradores. “Eu acredito que as fotografias conseguem remontar parte da história do clube, não só pelas imagens antigas da primeira formação do time ainda composto por trabalhadores, mas também dos amistosos e as primeiras fotos do estádio. A gente tem uma série de fotos que não só ajudam a contar a história, assim como a eternizar os jogadores”, comenta.

As fotografias, além de trazer registros de como eram as escalações e as partidas, também oferecem uma visão para a história do trabalho em Ponta Grossa. “Então, nós vemos que as fotografias não só perpassam pela história do clube, como também pela história dos trabalhadores da Serraria Olinda, que se reuniram para criar um time de futebol. E a gente tem eles nomeados, o que é muito interessante”, afirma Vitória. Outras fotografias disponíveis também mostram os troféus recebidos, elencos de times como Sport Club Corinthians Paulista e registros dos times infantis da categoria “fraldinha” dos anos 2000.

O Museu Cenas, em funcionamento desde 2021, é um repositório digital que conta com mais de 4 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares, muitas delas inéditas, digitalizadas e disponíveis de forma gratuita para o acesso e download. As imagens presentes retratam temas e épocas diversas, traçando uma trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de suas construções, personalidades e pontos turísticos. O projeto conta com o patrocínio do Sicredi.

da assessoria