Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024

Governo do Estado apresenta a Coppola trabalho para incentivar produções cinematográficas

2024-10-31 às 16:38
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Durante a sua passagem por Curitiba nesta quinta-feira (31), o renomado cineasta norte-americano Francis Ford Coppola conheceu o trabalho realizado pela PrFilm Comission, programa do Governo do Estado que tem como objetivo atrair e facilitar a produção audiovisual no território paranaense. Ele recebeu uma homenagem contendo fotos de diferentes filmes, séries, documentários e clipes produzidos no Paraná. Há duas décadas ele esteve na Capital que, segundo ele próprio, inspirou parcialmente a produção de “Megalópolis”, seu novo longa-metragem.

Criada em junho de 2023, a PrFilm Comission é inspirada em uma experiência que existe desde a década de 1940 nos Estados Unidos, cujo objetivo é intermediar a relação dos cineastas com o governo da Califórnia, estado norte-americano onde fica o distrito de Hollywood, famoso por concentrar a maior parte dos estúdios cinematográficos do país.

De acordo com o assessor da Secretaria de Estado da Cultura (Seec) e atual secretário-executivo da PrFilm Comission, Luiz Gustavo Vilela, a ideia é replicar este modelo no Paraná, facilitando a produção de novos filmes no Estado e, com isso, estimular a economia estadual por meio da indústria audiovisual.

“A indústria do cinema é muito relevante economicamente e envolve uma cadeia produtiva enorme. A produção de um longa-metragem, por exemplo, envolve cerca de 400 pessoas diretamente, que vão ocupar hotéis ao longo de semanas, além de demandar o comércio local. Isso é muito importante para o Estado”, comentou.

De acordo com ele, a PrFilm Comission atua em duas frentes de trabalho. Uma é focada em viabilizar o uso de espaços públicos, como prédios, parques e museus, como locações para novas produções. Até mesmo um trecho de rodovia já chegou a ser fechado para gravações em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

A outra vertente de trabalho da Comissão é na prestação de auxílio aos municípios, especialmente aqueles de menor porte, que não possuem estruturas próprias para lidar com as demandas da indústria cinematográfica. “Nós ajudamos a resolver questões logísticas e burocráticas das equipes de produção que planejam gravar em alguma cidade, cadastramos fornecedores, damos suporte a festivais e na distribuição de títulos já finalizados, além de incentivar o ensino, pesquisa e extensão acadêmica na área de cinema”, afirmou Vilela.

Desde a sua instituição no ano passado, mais de 50 produções audiovisuais contaram com o auxílio direto da PrFilm Commission entre longas, curtas, ficção, documentários, videoclipes, séries e festivais de cinema.

Entre estes, estão dois longas-metragens que estão em fase de pós-produção: “Doutor Monstro”, do paranaense Marcos Jorge, filmado em Curitiba, e “Rumor”, de Joana Nin, que teve trechos gravados em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. A comissão também participa de eventos nacionais de cinema, como a Expocine, a Rio2C e o Fórum SP Cine, além de integrar a Rede Nacional de Films Commissions.

Efeito Coppola 

Ainda nesta quinta-feira, Francis Ford Coppola foi homenageado com a Ordem Estadual do Pinheiro, condecoração do Governo do Paraná concedida a pessoas que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação. A comenda foi entregue ao cineasta pelo vice-governador Darci Piana. Mais cedo, Coppola, considerado um dos maiores nomes da história do cinema, havia lotado o auditório do Teatro Guaíra de fãs e profissionais da área para uma masterclass feita em parceria com a Universidade Tuiuti.

Na opinião do secretário-executivo da PrFilm Comission, a presença no Paraná de grandes referências como Coppola ajuda a estimular outras produções e multiplicar o surgimento de novos diretores, roteiristas e outros profissionais ligados ao cinema. “É só vermos o impacto que foi a visita dele 21 anos atrás, quando acabou passando uma tarde com um grupo de estudantes de cinema, muitos dos quais são hoje cineastas reconhecidos da cidade e expoentes do cenário audiovisual brasileiro”, disse.

da AEN