A ponta-grossense de 27 anos, Aline Sviatowski, lança nesta quinta-feira (18) seu primeiro livro. Intitulado de ‘Memórias Araucárias’, a obra reúne crônicas de lembranças da cidade princesina e de outros ambientes paranaenses. O lançamento acontece no Sepam Vestibulares, às 18h30, e conta também com um bate-papo com a presença do professor de Literatura e Redação, Élio Antunes.
Aline é atualmente estudante de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e também vestibulanda. Com o sonho de cursar Medicina, a jovem ainda cultiva outro desejo: ser escritora. A trajetória de Aline com a escrita começou na adolescência, aos 14 anos. Na ocasião, porém, a garota escrevia crônicas, contos e poesias como um hobby. Foi a partir de suas vivências de estudos para o vestibular que Aline começou a perceber que poderia explorar mais o dom em redação.
De acordo com a jovem, o aprendizado adquirido no Colégio Sepam foi essencial para aprimorar sua desenvoltura com a escrita e é também por este motivo que o local escolhido para o lançamento da obra fosse a própria instituição. “Eu entrei no Sepam no terceiro ano do Ensino Médio e faço cursinho pré-vestibular até hoje no Colégio. Os ensinamentos obtidos me ensinaram não só para o momento das provas, mas, também para a vida. Vi no professor de Literatura e Redação uma inspiração. Eu usava as dicas dele de leitura e foi assim que aperfeiçoei a minha habilidade de leitora, que depois ajudou a me transformar em escritora com as orientações que recebia”, ressalta a estudante.
Com os estudos e as provas de vestibulares realizadas, Aline percebeu que poderia investir na prática da escrita. Recentemente, no último vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ela gabaritou a prova de redação. O resultado, porém, não foi o único em sua carreira. Em 2019, a estudante também gabaritou a redação do vestibular da Unicamp, recebeu honra ao mérito da instituição, e teve seu texto inserido no livro de melhores redações de vestibular da Universidade. A nota máxima também foi conquistada nos processos seletivos da Unicentro e da Unesp.
Além dos resultados expressivos nos vestibulares, Aline ainda se destacou em concursos literários. Em 2020, a jovem conquistou os dois primeiros lugares na categoria popular do concurso da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (Apla), que teve como temática ‘Ponta Grossa, qual é a sua saudade?’. Os textos vencedores foram ‘Um VHS da infância’ e ‘Trem das onze [MM1] ou das seis’
O bom desempenho de Aline em várias oportunidades fez alguns professores enxergarem na garota uma referência em redação dentre os vestibulandos, como é o caso do docente Élio Antunes. “A Aline foi minha aluna no Sepam Vestibulares durante um ano e meio. Tímida, ela era bem acima da média em redação. Ajudei-a a corrigir alguns defeitozinhos no texto dela e não foi surpresa para mim quando a Unicamp escolheu a redação dela para inserir no livro de melhores redações do vestibular 2019”, destaca, o professor, que redigiu a contracapa da obra.
No livro Memórias Araucárias, além de abordar as lembranças das peculiaridades dos Campos Gerais e do Paraná, ela também traz a reflexão sobre a possível extinção das araucárias, um dos símbolos do estado. A editora do livro é a Penalux. O livro estará disponível por R$ 40. O Sepam Vestibulares localiza-se na rua Tiradentes, 602.
Sobre o Colégio Sepam
Fundado em 1939, na cidade de Ponta Grossa (PR), pelos professores Roberto Emílio Mongruel e Altair de Oliveira Mongruel, o Sepam é uma instituição de ensino particular de nível infantil, fundamental, médio e pré-vestibular. Possui duas unidades em operação, sendo a segunda na cidade de Castro (PR), inaugurada em 1993. Com perfil arrojado e inovador, o Colégio Sepam implantou, em 2015, o programa de ensino médio internacional – o High School -, por meio de um convênio com a Universidade de Missouri (Estados Unidos). Na unidade Sepam Vestibulares, a Instituição completa 40 anos de atuação no segmento de pré-vestibular, consolidado como um dos líderes em aprovações do Paraná, com mais de 10 mil aprovações em destacadas universidades brasileiras. O Colégio Sepam tem como linha filosófica a formação humanista de seus alunos e possui professores bilíngues com formação em diferentes áreas da licenciatura. Mais informações: sepam.com.br, facebook.com/sepamcolegio e @sepamcolegio (Instagram).
da Assessoria